Autofit Section
O sistema socioeducativo será tema de debate na EMERJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/04/2019 19:09

O perfil do adolescente envolvido em atos infracionais, as questões legais e o papel do Estado são algumas questões a serem abordadas no próximo dia 8 de abril, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Juízes, promotores, defensores públicos, outros operadores do Direito e representantes do Governo do Estado vão se reunir para o evento “Adolescentes em Conflito com a Lei: Verdades e Falácias do Sistema Socioeducativo”.

O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Escola, vai abrir o evento que contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, e do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Entre os convidados estarão a procuradora de Justiça Flávia Ferrer, as juízas Vanessa Cavalieri e Lúcia Mothé Glioche e o secretário de Estado de Iniciativas Estratégicas Roberto Motta.

 

Apresentação de dados

Durante o encontro, serão apresentados dados nacionais, além do resultado de um estudo feito pela Vara da Infância e da Juventude do Rio com base em informações sobre os menores apreendidos na capital em 2017 e em 2018, período em que foram apreendidos 4.842 menores. A pesquisa revela ainda que a maioria dos adolescentes que cometem infração no Rio tem entre 16 e 18 anos, está fora da escola e pertence a uma família numerosa chefiada por uma mulher de baixa renda.

 

Palestra gratuita

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo site neste link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/adolescentes-em-conflito-com-a-lei-verdades-e-falacias-do-sistema-socioeducativo.html

Poderão ser concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do encontro, e, aos servidores do TJRJ, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária.

O evento acontecerá de 9h a 12h30min no Auditório da EMERJ Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, localizado na Rua Dom Manuel, s/nº, Lâmina I, 4ª andar, Centro.

Clique e assista ao vídeo de divulgação https://www.youtube.com/watch?v=IpTwmm14p_s

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ