Autofit Section
O uso da mediação na solução de conflitos na região de Niterói é discutido no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/05/2019 19:32

A experiência da mediação de conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deverá começar a ser aplicada, em breve, na solução de disputas e embates no município de Niterói. O desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRJ, e o prefeito Rodrigo Neves, que estava acompanhado de seu vice, Comte Bittencourt, iniciaram hoje (8/5), no Fórum Central, entendimentos para futura parceria na resolução de conflitos naquele município através do Programa Rede Mediar – Pacto Niterói Contra a Violência.

O programa foi lançado ano passado com 18 projetos voltados para as áreas de convivência e engajamento dos cidadãos, prevenção, policiamento, justiça e ação territorial integrada. As propostas visam reduzir os índices de violência e construir novas relações e abordagens de conflitos como modo de prevenção à violência.

- O programa de mediação de conflitos liderado pelo TJRJ é uma referência nacional. E Niterói pretende implementá-lo junto com o Pacto Niterói Contra a Violência, que prevê várias ações: da prevenção até o apoio às forças policiais do estado. Dessa forma, a cooperação entre Niterói e o Tribunal ajudará na disseminação da cultura de mediação de conflitos na cidade, sendo importante para que os objetivos de prevenção à violência pública sejam alcançados em nosso município – disse o prefeito.

Para o desembargador Cesar Cury, a parceria pode trazer grandes resultados para Niterói:

- É um convênio importante. A Prefeitura de Niterói está realizando um grande projeto relacionado com várias áreas de interesse, da segurança pública a melhorias de condições no ambiente escolar, e pediu nossa colaboração para a implementação de núcleos de mediação de conflitos. Estamos cooperando com a prefeitura fazendo a capacitação técnica para a implementação da solução de conflitos em ambiente escolar.

MM/FS