Tribunal recolhe 150 kg de tampinhas plásticas para projeto ambiental “Rodando com Tampinhas”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/11/2019 21:49

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promoveu, nesta quarta-feira (13/11), a entrega de 150 kg de tampinhas plásticas recolhidas dos coletores instalados em prédios do Complexo do Fórum Central da Comarca da Capital. Foi a terceira coleta da série. No dia 5 de junho, o TJRJ aderiu, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ao projeto “Rodando com Tampinhas”, idealizado por um grupo de voluntários da Paróquia São José, na Lagoa, e coordenado pela Pastoral do Desenvolvimento Sustentável.

O projeto tem 100% da renda da venda das tampinhas destinada à compra de cadeiras de rodas para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). A campanha no TJRJ é supervisionada pela Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS) e do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE).

A ação é permanente e coordenada pelo Divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Ações Pro-Sustentabilidade do Deape. Desde o início da campanha, a adesão dos servidores e usuários do TJRJ tem sido grande, apontando um crescimento de 66% no total de tampinhas recolhidas.

A exemplo de outros projetos que participa, como o “Papa-Cartão” e o “Papa-Pilhas”, para descarte seguro de cartões, pilhas e baterias, o Tribunal tem apoiado ações que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. A adesão ao projeto “Rodando com Tampinhas” visa promover a inclusão social para pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, bem como a consciência ambiental evitando que o plástico seja descartado incorretamente, uma vez que dura mais de 200 anos para se decompor.