Autofit Section
COEM promove reunião para implantação do Projeto Violeta no Fórum da Leopoldina
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/03/2020 20:17

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou nesta sexta-feira (06/03) reunião com policiais militares, delegados e inspetores da Polícia Civil, especialmente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no Fórum da Leopoldina, Zona Norte do Rio. O objetivo foi transmitir orientações sobre o Projeto Violeta - iniciativa visa garantir o acesso da mulher à Justiça através da concessão de medidas protetivas de urgência às vítimas de violência doméstica -, que vai ser implementado no dia 13 de março no mesmo local.

De acordo com a juíza Katerine Jathay, integrante da COEM que está à frente da iniciativa, a expansão do projeto para a Leopoldina vai garantir a cobertura em uma área que abrange várias comunidades e concentra um alto índice de casos de violência doméstica.

- Precisamos romper o ciclo de violência para evitarmos o feminicídio. Para isso, é necessário a criação de ações preventivas antes de chegar à violência doméstica. As vítimas da violência precisam saber que podem contar conosco, com atendimento psicológico para se sentirem empoderadas ao serem acolhidas - disse a magistrada.

Durante discurso, a delegada titular da DEAM do Centro, Ana Lúcia Barros, destacou que o lançamento do projeto na região é uma conquista para todos. Para ela, o programa vai beneficiar não só os moradores da região, mas também pode agilizar o trabalho da polícia.

- O número de casos de violência doméstica que chegam nas delegacias da área é grande. A mulher que é lesionada gravemente fica refém do agressor. As vítimas ficarão muito mais protegidas a partir da implementação do Projeto Violeta – afirmou a delegada.

A subchefe de prevenção da Polícia Militar, major Cláudia Moraes, explica que é importante integrar a rede para que a mulher se sinta acolhida.

- Precisamos agregar, contribuir e fortalecer as mulheres para que não se sintam sozinhas. Através do Projeto Violeta conseguiremos corrigir um problema social e cultural.

Representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) participaram do encontro.

SV/FS

Foto: Brunno Dantas/TJRJ