Autofit Section
Juízes leigos de Maricá passam por treinamento do PJe
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/03/2020 16:07

Os juízes leigos que atuam no Fórum de Maricá, na Região Metropolitana, passaram hoje por um treinamento sobre o sistema PJe. O novo ciclo de treinamento faz parte do cronograma de implantação do sistema na comarca-piloto antes de sua expansão, a partir de maio, para todo o sistema de Juizados do TJRJ.

O Juizado Especial Cível de Maricá opera pelo sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe) desde 9 de dezembro do ano passado. Esse sistema, lançado em 2011 pelo ministro Cezar Peluso, então presidente do CNJ, foi instituído como política pública e vem sendo usado, desde o início de 2014, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o trâmite de novos processos. Os que estão em andamento estão sendo migrados do sistema e-CNJ para o PJe.

O programa piloto é fundamental para trazer de vez a informatização ao TJRJ, e, consequentemente, aprimorar a prestação jurisdicional:

- O modelo em nuvem traz flexibilidade, disponibilidade, maior velocidade no sistema e redução de custos. Saímos da estrutura de montagem de datacenter num tribunal e jogamos para a nuvem, na qual eu posso escalonar, numa velocidade muito rápida, com sistema disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, totalmente estável, seguro e rápido para que as pessoas possam usar. Esse é o futuro que estamos fazendo aqui no Poder Judiciário do Rio de Janeiro – comentou o juiz auxiliar da Presidência do TJRJ Fábio Ribeiro Porto, que está acompanhando de perto os trabalhos em Maricá.