Autofit Section
Moradoras e estudantes tiram dúvidas sobre violência doméstica no Fórum de Saquarema
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/03/2020 18:43

Moradoras e estudantes de Saquarema, na Região dos Lagos, lotaram nesta quarta-feira (11/3) o Tribunal do Júri da cidade para trocar ideias e tirar dúvidas sobre violência doméstica. O evento “Violência Doméstica: o que é? Como detectar?” contou com palestras e sugestões de projetos da própria população. O encontro fez parte da série de iniciativas que o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) realiza na 16ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Entre os assuntos, foram abordados o ciclo da violência em casa e as ações preventivas. A titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Saquarema, juíza Camila Guerin, disse que a experiência foi muito gratificante.

- As mulheres deram ótimas sugestões de projetos, como a criação de um grupo reflexivo para homens e palestras para eles sobre violência doméstica. Os alunos do Ensino Médio da cidade também estavam empolgados e se comprometeram a fazer rodas de conversa nas escolas – disse a magistrada.

Na opinião da juíza Camila Guerin, encontros como esse ajudam na formação do magistrado que está acostumado a lidar com processos e vivenciar a dinâmica da Justiça.

- Creio que essa troca de ideias e experiências me ajudam a julgar melhor porque lido com as dúvidas e questionamentos das pessoas – avalia.

Também participaram do encontro a coordenadora da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB/Rio), Tania Muri, a coordenadora da AMB/Região dos Lagos, Marileia Bezerra, e a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (Ameas) e representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Edna Calheiros.

FB/MB