Autofit Section
Sarampo: 1.366 pessoas foram vacinadas na campanha do TJRJ em parceria com a Secretaria estadual de Saúde
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/03/2020 19:17

Terminou nesta quarta (11/3) o mutirão de vacinação contra sarampo para servidores, terceirizados, demais funcionários e estagiários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), feito em parceria do Judiciário fluminense com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. No total, 1.366 pessoas foram imunizadas contra a doença: 572 no primeiro dia da campanha e 794 no segundo.

Acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, esteve no posto de vacinação montado no prédio do Museu da Justiça incentivando os servidores a se vacinarem contra o sarampo, que é uma doença infecciosa causada por um vírus e pode ser fatal. É transmitida por tosse, fala, beijo e espirro. O sintoma mais conhecido do sarampo são as manchas vermelhas que aparecem inicialmente no rosto e depois se espalham pelo corpo. A pessoa infectada costuma apresentar também febre, tosse, coriza e olhos vermelhos, podendo, simultaneamente, ter conjuntivite.

- Campanhas como essa são muito importantes para a população. Agradeço ao presidente do TJRJ a iniciativa de montar um posto de vacinação aqui. Precisamos imunizar a população do estado – disse o secretário.

O desembargador Claudio de Mello Tavares – que estava acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência Marcello Rubioli, Fabio Porto e Leandro Loyola – também falou sobre a importância da vacinação:

- Mais importante que o combate à doença é a prevenção. Em relação ao sarampo, temos como nos precaver e é fundamental que a população compareça aos postos de vacinação para que fiquem imunizadas contra o sarampo, uma doença que pode matar.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Devido a casos recentes da doença no estado, bebês de 6 meses de vida até adultos com 59 anos devem ser imunizados. Até os 29 anos, grupo mais vulnerável, são necessárias duas doses. Para tomar a vacina é necessário apresentar um documento de identificação, mas não é obrigatório mostrar a carteira de vacinação.

Como a gestação pode deixar o sistema imunológico da mulher mais frágil, a vacina contra o sarampo pode gerar complicações. Por isso, é contraindicada para grávidas. Pessoas com suspeita de sarampo e bebês com menos de 6 meses também não devem ser vacinadas.

No primeiro dia, 572 pessoas foram vacinadas: três na faixa de 15 a 19 anos; 82, de 20 a 29; 150, de 30 a 39; 191, de 40 a 49; e 146, de 50 a 59 anos.

No segundo, 794: 15 na faixa de 15 a 19 anos; 152, de 20 a 29; 159, de 30 a 39; 246, de 40 a 49; e 220, de 50 a 59 anos; e duas com 60 anos.

 

Foto: Luis Henrique Vicent