Autofit Section
EMERJ abre inscrições para o módulo II do Curso “Teoria do Direito - Obras e Autores”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/10/2020 08:13

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) está com vagas abertas para o novo módulo do Curso de Extensão “Teoria do Direito: obras e autores”, que terá início no dia 05 de novembro, com aulas online por meio da plataforma Zoom.


O curso, coordenado pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, é inédito no Brasil com corpo docente formado por renomados professores e com conteúdo programático que reúne o pensamento de alguns dos principais teóricos do Direito.


O segundo módulo do curso tratará da trajetória e do pensamento de autores que construíram teorias que moldaram o pensamento jurídico nos últimos anos: do Brasil, Miguel Reale, com sua teoria tridimensional, e Tércio Ferraz, com sua retórica e a função social da dogmática juridica. Dentre os teóricos estrangeiros, o argentino (que lecionou por décadas no Brasil) Luís Alberto Warat, com a sua semiologia do poder; John Finnis e Thomas Fuller, representando o jusnaturalismo, sob olhares diferentes; Bruce Ackerman, com a sua nova separação de poderes; Mireille Delmas-Marty, com os grandes sistemas de política criminal; Giacomo Marramao, com a sua filosofia política e a ideia do constitucionalismo global; Nancy Fraser, com o pensamento de gênero e reconhecimento; Wilfrid Waluchow e seu positivismo inclusivo; Jeremy Waldrom e seu positivismo ético (normativo); a obra de Cass Sunstein, atualmente o jurista mais citado do mundo; Frederick Schauer e os modelos normativos de tomada de decisão.


“Estudaremos alguns dos mais proeminentes e destacados filósofos da Teoria do Direito”, explica do coordenador do curso, André Andrade.


Farão parte do corpo docente os professores Adriano Soares da Costa, Arthur Ferreira Neto, Clarissa Tassinari, Daniela Cademartori, Gilberto Morbach, Ingrid Cyfer, Jânia Lopes Saldanha, Juraci Mourão, Loiane Prado Verbicaro, Marcelo Cattoni, Rodrigo de Souza Tavares, Sérgio Mendes Filho, Vicente de Paulo Barretto e Ziel Ferreira Lopes.


Aulas online


As aulas serão todas gravadas, de modo que podem ser assistidas em tempo real ou posteriormente, na área exclusiva para os alunos do curso.


Ao vivo, as aulas acontecem de 05/11/2020 à 17/12/2020, terças e quintas, das 18h às 21h.


As inscrições vão até o dia 07 de novembro ou até o preenchimento das vagas.


Para mais informações sobre documentos, valor e inscrição, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2020/teoria-do-direito-obras-e-autores-moduloII/teoria-do-direito-obras-e-autores_moduloII.html