Autofit Section
Ministro Luiz Fux e presidente do TJRJ lançam programa que trará novas tecnologias e inteligência artificial ao Tribunal
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/02/2021 13:05

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, assinam na próxima segunda-feira, dia 1º de março, o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos. Neste dia, também será lançada a Plataforma Digital do Poder Judiciário.

“ Adotar novas tecnologias que aumentem a eficiência e a celeridade da Justiça e proporcionem melhores condições de trabalho é uma das prioridades da minha gestão”, afirmou o presidente do TJRJ. 

Entre os benefícios trazidos pelo programa Justiça 4.0 estão o aprimoramento da atuação da Justiça na prevenção e combate à corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos; a gestão da informação para implantação e monitoramento de políticas judiciárias voltadas à promoção de Direitos Humanos e o incremento na utilização de novas tecnologias que tenham como foco a melhoria da prestação jurisdicional para toda a sociedade.

O Justiça 4.0 compreende um pacote de projetos, que inclui a plataforma Sinapses de desenvolvimento e cooperação em inteligência artificial e ações voltadas para o fortalecimento da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). O Programa é desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob a coordenação do CNJ.