Autofit Section
Plano Estratégico do TJRJ para os próximos seis anos prioriza investimento em tecnologia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/03/2021 18:24

 

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, reuniu-se nesta quarta-feira (17/03) com seus juízes auxiliares e diretores-gerais para discutir as propostas que devem integrar o plano estratégico da Justiça fluminense pelos próximos seis anos. Projetos como o investimento maciço em tecnologia, implementação do novo sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e incremento do trabalho remoto vão ser o carro-chefe da administração. 

“É fundamental a gente olhar para frente, ter uma visão panorâmica da percepção do que pode acontecer com o Tribunal lá no futuro. E daí definirmos projetos de ação para colocarmos o Tribunal em boa situação, tanto na área administrativa quanto na atividade fim, que é a área jurisdicional”, disse o presidente do TJRJ ao falar sobre a importância da reunião. 

Segundo o desembargador, a pandemia da Covid-19 traz uma nova perspectiva de administração, de gestão, de trabalho, de relação profissional e processual.  “Diante disso, a gente então precisa tomar as medidas necessárias para continuar prestando uma jurisdição de alta qualidade, como tem sido até hoje”, alertou.  

“Como planejar o Tribunal do futuro?  Esse é um questionamento que temos de nos fazer.  No âmbito da administração, nós pensamos em investir muito na área da tecnologia, que vai ser a nossa grande ferramenta.  O Tribunal hoje não funciona sem a tecnologia, sem o aparato tecnológico”, destacou. 

Durante o encontro, que contou com a presença do desembargador Carlos Santos de Oliveira, presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Planejamento, a diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento, Michele Vieira de Oliveira, apresentou aos presentes 37 propostas elaboradas por diversas unidades do Poder Judiciário fluminense.   

Boa parte delas está ligada ao cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Prêmio CNJ de Qualidade, como é o caso do fortalecimento da Política Judiciária de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e o desenvolvimento de Plataforma de Resolução de Conflitos On-line. 

Entre os projetos apresentados estão também a implementação da Política de Governança Institucional, da Lei Geral de Proteção de Dados no TJRJ, a atualização do parque tecnológico, o Justiça 4.0, digitalização total de processos físicos, normatização do Programa de Qualidade de Auditoria, ações integradas de saúde, formação integral de gestores, o aprimoramento da segurança nas instalações físicas, a recuperação e preservação do patrimônio histórico do Poder Judiciário, o Plano de Valorização da Primeira Infância, além do plano de obras e a implementação de melhoria na estrutura da Central de Audiências de Custódia da Capital. 

AB/MB