Autofit Section
CCMJ realiza três encontros sobre direitos das mulheres
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/03/2021 15:21

O debate sobre direito e liberdade das mulheres mantém-se como tema principal na programação do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário - CCMJ até o final de março. Serão mais três eventos com conversas sobre conquistas, direitos, lutas e marcos históricos na busca por justiça e igualdade.

O primeiro será um novo encontro do Leituras no Palácio, na próxima segunda-feira, dia 22, às 17h, com uma conversa sobre o livro “As Meninas”, consagrado romance da autora paulistana Lygia Fagundes Telles. O livro relata explicitamente a barbárie dos porões da ditadura militar e as personagens são três universitárias - uma com perfil romântico, outra uma subversiva militante de esquerda e a terceira uma dependente de drogas vítima de abuso sexual. 

A conversa vai ter como pano de fundo um contundente depoimento presente na narrativa do livro sobre a prática da tortura adotada por esse regime. A obra mostra a barbárie que reinou no Brasil, no ano de 1969, com atos violentos praticados pelo regime da ditadura militar. 

No dia 25 de março, também às 17h, será a vez do programa “ Conversas” abordar o tema “Mulheres: História e Luta”. O debate vai tratar sobre conquistas, desafios e marcos históricos vividos pelas mulheres na busca por seus direitos. 

O “Conversas” é realizado com o apoio da equipe do Educativo do CCMJ e com a colaboração e mediação da psicóloga Maria Augusta Fischer, especialista em estudos sobre violência contra a mulher e coordenadora do grupo de reflexão com mulheres em situação de violência no CIAM Marcia Lyra. 

E encerrando a programação em homenagem às mulheres, o CCMJ realiza, em 26 de março, sempre às 17h, a 7a. edição do Sarau das Musas. A homenageada é a escritora e poeta Cecilia Meireles e acontece em formato virtual, com a presença das professoras Anélia Pietrani e Darlene J. Sadler, estudiosas da obra de Cecília. As convidadas também vão ler seus poemas preferidos e os mais representativos da poeta homenageada, no ano em que se comemora 120 anos de seu nascimento. 

Além de conversar com as pesquisadoras, todos os participantes poderão ler poemas de sua autoria ou não, preferencialmente que tenham alguma relação com os temas da poesia de Cecília Meirelles. A mediação do Sarau das Musas será do poeta W. B. Lemos, doutor em Literatura Comparada e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária - ESAJ. 

“O CCMJ encerra a programação em homenagem ao Mês da Mulher ressaltando que os programas de educação, sensibilização, prevenção à violência contra as mulheres e demais temas que reafirmem os direitos e o protagonismo de todas em nossa sociedade são pautas permanentes na nossa instituição”, afirmou o diretor do CCMJ Sergio Sydow. 

Fonte: CCMJ