Autofit Section
História da Justiça Itinerante será contada em exposição de fotos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/05/2022 17:42

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), em parceria com o Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, promoverá nos dias 18, 19 e 20 de maio, das 11h às 17h, uma exposição de fotografias sobre o trabalho da Justiça Itinerante no Rio de Janeiro. A exposição contará, por meio de fotos, a história e como são feitos os atendimentos à população pelo programa que já atendeu mais de 1,3 milhão de pessoas desde a sua criação. As fotos mostram a Justiça agindo para devolver a dignidade às pessoas que, em muitos casos, sequer tinham o registro do próprio nome, não existiam para a sociedade.

Justiça Itinerante

O programa, idealizado pela magistrada Cristina Tereza Gaulia em 2004, tem como objetivo levar juízes e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública ao encontro dos cidadãos que têm dificuldades de acesso à Justiça e às plataformas digitais para solucionar as pendências. Os postos de atendimento da Justiça Itinerante atendem, com calendário regular, a municípios emancipados, sem comarca instalada; municípios com comarcas, porém com grande densidade demográfica; municípios com grande extensão territorial; e comunidades pacificadas na cidade do Rio de Janeiro.

A Justiça Itinerante busca, ainda, encontrar soluções conciliadas como fórmula de pacificação social eficiente; a regulamentação documental dos cidadãos; a integração dos juízes às comunidades, o que promove a mudança de relacionamento entre a sociedade civil e o Poder Judiciário; e a modernização da prestação jurisdicional.

A entrada será franca para a exposição, que acontecerá na sala 305 da sede do Museu, na Rua Dom Manuel, nº 29, no centro do Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre a Justiça Itinerante, acesse os links: /web/guest/institucional/projetosespeciais/justicaitinerante  e  https://defensoria.rj.def.br/Cidadao/Programas-e-Servicos/detalhes/2882-Justica-Itinerante