Autofit Section
TJRJ lança quiz sobre sustentabilidade no Dia Internacional da Reciclagem
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/05/2022 12:38

Em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado nesta terça-feira (17/5), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) apresenta o Quiz da Reciclagem do PJERJ. O projeto faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável do Judiciário fluminense, nos eixos de Gestão de Resíduos e Educação Ambiental. A data foi declarada oficial pela Unesco. O teste está disponível no Instagram oficial do TJRJ: https://bit.ly/3wkvnfc

O objetivo da iniciativa é estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo e descarte de resíduos no ambiente de trabalho, com esclarecimentos sobre os coletores específicos para cada tipo de material e algumas curiosidades sobre o tempo de decomposição no meio ambiente. 

A reciclagem é definida como um processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos. 

A técnica não é a única forma de reduzir o resíduo produzido. No entanto, tem um papel importante, pois quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair materiais da natureza. 

Existem também outras alternativas quando se pensa em práticas sustentáveis e de reciclagem. Elas são conhecidas como os 5 Rs da reciclagem:  

Repense (seus hábitos e comportamentos de consumo); 

Reduza (o desperdício); 

Recuse (descartáveis e outros vilões da natureza); 

Reuse (procure alternativas para os objetos sem utilidades) e 

Recicle (qualquer material reciclável). 

O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do TJRJ apresentará, às 15h, a palestra "Dia Internacional da Reciclagem - Conheça o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do TJRJ", com Fernando Altino, engenheiro químico e professor da Uerj. A apresentação será feita pela plataforma Teams. Serão concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj). Não há necessidade de se inscrever previamente. 

JGP/MB