Autofit Section

Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND)

Imagem de um losango, dividido em 4 partes (quadrantes) iguais.  Em cada uma das partes do losango consta o nome de uma das quatro facetas da inovação. No quadrante de cima está escrito “Inovação Orientada para a Missão”.  No quadrante da esquerda está escrito “Inovação Orientada para Melhorias”.  No Quadrante da Direita, “Inovação Antecipatória”.  No quadrante de baixo, “Inovação Adaptativa”.  A ilustração ainda destaca dois eixos no losango: um vertical e outro horizontal, com dizeres em cada um dos quatro vértices. No eixo vertical, consta escrito embaixo “Não Direcionada/ Responsiva/ Bottom-Up” e, em cima, “Direcionada/ Modeladora / Top-Down” No eixo horizontal, consta escrito à esquerda “Certeza / Exploradora / Incremental”, e à direita, “Incerteza / Exploratória / Radical”. Dentro da imagem, as intersecções entre os quadrantes são acompanhadas de um texto. Na intersecção entre o quadrante de cima e o da esquerda consta escrito “Mudança Sustentadora”, e entre o de cima e o da direita, “Mudança Transformadora”. Na intersecção entre o quadrante de baixo e o da esquerda consta escrito “Mudança Otimizadora”, e entre o de baixo e o da direita, “Mudança Disruptiva”

 

A cultura da inovação é um novo conceito que traz mudanças no valor público através da aplicação de novas ideias, métodos e tecnologias digitais. Tem como objetivo gerar uma maior eficiência e eficácia do serviço público melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

O Departamento de Inovação e Desenvolvimento irá trabalhar utilizando as 4 facetas desenvolvidas pela OPSI/OCDE que são: inovação antecipatória, inovação adaptativa, inovação orientada para melhorias e inovação.

A inovação é algo novo em seu contexto implementado e traz uma mudança no valor público.

 

 

A inovação pode ter várias facetas e, por isso, a OCDE desenvolveu um modelo de inovação para o setor público.  O modelo é baseado em uma matriz com 2 aspecto: direção e incerteza e deles emergem 4 facetas: inovação antecipatória, inovação adaptativa, inovação orientada para melhorias e inovação orientada para a missão do tribunal.

A inovação é multifacetada não havendo uma abordagem única para todos os desafios. Concentrar em uma ou duas facetas significa que os esforços serão desiguais e levarão a oportunidades perdidas por isso precisamos de um portfólio equilibrado

 

Para mais informações:

https://oecd-opsi.org/wp-content/uploads/2018/07/Brazil-Briefing-Deck-Final-Portuguese.pdf

https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1394839634/capitulo-24-inteligencia-artificial-e-inovacao-no-setor-publico-inteligencia-artificial-ia

https://www.youtube.com/watch?v=Kosyo_--4eo

 

Diretora: Daniela Cabral Soares Gasparri

Telefone: (21) 3133-1905

e-mail:  sggic.deind@tjrj.jus.br

 

Atribuições e composição definidas nos artigos. 297 a 302, do Anexo à Resolução TJ/OE nº 04/2023

 

Integram o DEIND:

  •   O Laboratório de Inovação IdeaRio e o Serviço de Prospecção e Soluções (SEPROS);
  •      A Divisão de Desenvolvimento Estratégico e o Serviço (DIDES) e o Serviço de Aplicação de Projetos e Ferramentas de Inovação (SEAPF).