Educativo Museu da Justiça

Educativo Museu da Justiça

O Educativo do Museu da Justiça é responsável por planejar e desenvolver as atividades educativas em consonância com a programação da Agenda Cultural. Tem como objetivo estimular a compreensão sobre conceitos e valores de justiça, articulando os conhecimentos específicos desse universo com a percepção dos visitantes.

Cabe ao setor Educativo estabelecer relações com a sociedade, compreendendo as questões culturais e as reivindicações de diferentes grupos sociais, a partir da promoção de debates e reflexões. Os programas desenvolvidos pela equipe do Educativo, tais como a visita mediada ao “Antigo Palácio da Justiça” e a visita técnica “Acervos Conectados”, são oferecidos na programação regular do Museu da Justiça. Outras atividades, como visitas às exposições temporárias, seminários, oficinas, apresentações de filmes e debate, são desenvolvidas em articulação com a Agenda Cultural.

As atividades educativas do Museu da Justiça recebem estudantes de escolas públicas e particulares, universidades, magistrados, servidores, colaboradores, grupos de programas sociais desenvolvidos pelo PJERJ e público em geral.

Visitas
Escolas de ensino médio, faculdades e outros grupos podem agendar visitas no Setor Educativo do Museu da Justiça, por telefone (3133-2721/3133-3368) ou por e-mail (ccmj.educativo@tjrj.jus.br).

Visitas Mediadas

As visitas mediadas, tem como objetivo apresentar ao público, de forma lúdica, dinâmica e participativa, o contexto histórico, os acervos e as funções dos antigos Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926) e de Niterói (1920).
Clique aqui para saber mais.