Programas

O CCMJ fomenta em seus programas originais a aliança saudável entre Judiciário e Sociedade, enriquecendo e ampliando a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro como polo promotor de transformação social.

 

CCMJ com Você

Cultura e Memória do Poder Judiciário de onde você estiver

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário apresenta algumas novidades para você acompanhar nossas atividades de onde estiver. Acesse e confira #CCMJcomVc.

DA PEDRA AO PALÁCIO

Um percurso interativo ao encontro da Justiça

A visita mediada, realizada por educadores, tem como objetivo apresentar ao público, de forma lúdica, dinâmica e participativa, o contexto histórico e as funções dos antigos Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926) e de Niterói (1920. O grupo de visitantes também é convidado a participar de uma simulação do Tribunal do Júri, a partir de um jogo teatral.

MÚSICA NO PALÁCIO

Concertos de câmara

Criado em 2011, com nove anos de programação ininterrupta, o programa privilegia a música de câmara em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais. A partir de 2012 a série passou a ter curadoria da direção artística da Escola de Música da UFRJ. “Música no Palácio” já recebeu alguns importantes nomes da música brasileira e internacional, do “clássico” ao “popular”.

PALÁCIO CONVIDA

Projetos de magistrados e servidores em parceria com o CCMJ

O programa “Palácio Convida” recebe projetos de Magistrados e Servidores do PJERJ que, através da parceria com o CCMJ, produzem e apresentam seus projetos. Com isto, salas históricas do museu e a Sala Multiuso recebem atrações culturais que dialogam diretamente com a missão do CCMJ. Lançamentos de livros, eventos de música, teatro e cinema são realizados de maneira gratuita e aberta ao público.

PROJETOS PARCEIROS

Parceria com instituições de ensino e cultura

Através de parcerias com instituições de ensino e cultura ou com outros setores do TJERJ, o CCMJ recebe projetos culturais e institucionais que compõem a programação do museu. O premiado nacional e internacionalmente “Música no Museu”, “Casa da Família” da Associação Práxis Sistêmica, “Caminhos do Brasil-Memória” organizado pela ALERJ e a oficina “ Fazendo Arte – Curso Livre de Pintura” da artista plástica Isabela Francisco, são exemplos de projetos que o CCMJ recebe através desse programa.

TEATRO NO PALÁCIO

Espetáculos teatrais

Realizado em parceria com produções externas, o programa “Teatro no Palácio” recebe e promove apresentações de peças teatrais que tenham consonância com a missão do CCMJ. Em formato de apresentações únicas ou temporadas, os espetáculos se apresentam de maneira gratuita. Dessa forma, o programa possibilita o acesso de um número maior de pessoas à espetáculos inseridos no mercado cultural atual.

TEATRO NA JUSTIÇA

Espetáculos e leituras dramatizadas

Desde 1999, o programa realiza no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, espetáculos e leituras dramatizadas que estimulam a reflexão e a vivência emocional sobre valores de justiça e propõem a discussão sobre as relações entre Direito e Teatro. Em seu repertório, o “Teatro na Justiça” encena clássicos e peças contemporâneas de diversos gêneros.

TRIBUNA LIVRE NO PALÁCIO

Ciclo de leituras e debates

Programa desenvolvido com a função de estimular o debate multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão da sociedade, privilegiando a pluralidade de pensamentos. Painéis, seminários e debates são realizados nos espaços do CCMJ, com o intuito de instigar reflexões e disseminar conhecimento sobre temas pertinentes à sociedade, relacionados diretamente à justiça.

CLUBE LEITURA NO PALÁCIO

Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares

Encontros quinzenais no APJ-Rio, sempre às segundas-feiras, que possuem a finalidade de promover a leitura de literatura, o programa “Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares”, é destinado, em especial, a realçar os laços entre o Direito e as demais Humanidades (Literatura, Filosofia, Sociologia, Psicologia, História, etc.).

ACERVOS CONECTADOS

Visita técnica aos Acervos do CCMJ

O visitante tem a oportunidade de conhecer as atividades de preservação, organização, guarda e disponibilização dos acervos históricos do Poder Judiciário fluminense. Museólogos, arquivistas, historiadores e educadores apresentam o trabalho desenvolvido na instituição e também o acervo composto por figurinos de espetáculos teatrais, autos de crimes de grande repercussão, processos da nobreza e família Imperial brasileira, ações de liberdade de escravos e outros documentos em formato textual e audiovisual.

PROGRAMA DE HISTÓRIA ORAL E VISUAL DO PODER JUDICIÁRIO

Entrevistas com personalidades do direito

O Programa de entrevistas com indivíduos cujas experiências de vida estejam ligadas à História do Judiciário fluminense (advogados, servidores do Poder Judiciário, magistrados, políticos, promotores, procuradores e secretários de Justiça). As entrevistas são realizadas, preferencialmente na sede do CCMJ, abrangendo questões tanto temáticas e profissionais quanto de trajetória pessoal do entrevistado.