Autofit Section
Comitiva da CGJ do Piauí visita Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/03/2023 15:45

O corregedor geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, recebeu, nesta segunda-feira (27/3), a visita do corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão, e de sua comitiva que veio ao Rio de Janeiro para conhecer um pouco do trabalho do Tribunal de Justiça fluminense, nas áreas da Tecnologia, Projetos Sociais – Infância e Juventude, e Violência Doméstica. Também participaram do encontro os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça Sandro Pitthan Espíndola e Daniela Bandeira de Freitas. 

Durante a conversa, a juíza Daniela Bandeira falou sobre o programa de Inteligência Artificial desenvolvido em parceria com a PUC-Rio. Ainda foram abordados os seguintes temas: Banco Nacional de Mandados de Prisão, teletrabalho, Processo Judicial Eletrônico (PJe) e programas desenvolvidos pelo TJRJ e pelo TJPI que possam, no futuro, ser compartilhados. 

“A experiência entre os Tribunais tem dado bom resultado e estamos aqui buscando isso”, disse Núbia Cordeiro, secretária da Corregedoria do Piauí.

Questionado sobre a volta ao trabalho, o desembargador Olímpio José Passos Galvão disse que alguns juízes estão retornando ao presencial mas há magistrados que ainda pedem para continuar no tele trabalho. 

Os dois corregedores contaram que identificaram discrepância entre os números de mandados cumpridos no BNMP e o quantitativo de presos no Estado.   No Piauí, embora haja aproximadamente cinco mil presos, o BNMP aponta cerca de oito mil. No Rio de Janeiro, a discrepância chega a 40 mil, constando 84 mil no BNMP embora haja no sistema prisional 43 mil. O corregedor Marcus Basílio ressaltou que a CGJ, em parceria com a Presidência e a 2ª Vice-Presidência do TJRJ, criou, neste mês de março, uma Central de Higienização do BNMP para tentar reduzir a diferença entre os números observada.

Também participaram do encontro os servidores da Corregedoria do Piauí Sávio Mota, Lianne Araújo, Leandro Sampaio e a secretária da CGJ do Piauí Núbia Cordeiro.

Foto Brunno Dantas/TJRJ