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- Serventias são premiadas com o Selo de Boas Práticas da CGJ
Oito serventias do Tribunal de Justiça fluminense receberam o Prêmio Selo de Boas Práticas da Corregedoria Geral da Justiça – ano 2021, durante solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (9/12), no auditório Desembargador José Navega Cretton.
A grande vencedora, com o Selo Excelência e o Selo Ouro, foi a 6ª Vara Cível da Regional de Campo Grande da Comarca da Capital, com 19 boas práticas comprovadas.
Na categoria Ouro, com sete ou mais boas práticas comprovadas, foram condecoradas: a Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da Comarca da Capital; o II Juizado Especial Cível da Comarca de Duque de Caxias; a Vara Criminal da Regional da Vila Inhomirim da Comarca de Magé; a 1ª Vara da Comarca de Santo Antônio de Pádua-Aperibé; e a 1ª Vara Cível da Regional da Ilha do Governador da Comarca da Capital.
Na categoria Bronze, com três ou quatro boas práticas comprovadas, o V Juizado Especial Criminal da Regional do Méier da Comarca da Capital; e o Distribuidor, Contador e Partidor da Comarca de Magé.
A cerimônia foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que agradeceu, parabenizou os premiados e ratificou a importância do Selo.
“Não tenho um prêmio monetário a oferecer a vocês. Mas tenho a minha gratidão. Ninguém administra sozinho. Precisamos estar todos unidos para uma prestação jurisdicional melhor. Precisa haver troca”, disse.
O corregedor reforçou o viés da sua gestão. “Busco uma Corregedoria não apenas fiscalizatória e punitiva, mas que atue para orientar e reconhecer a boa gestão. Uma Corregedoria com visão humanizada, que esteja ao lado do servidor”.
Sobre o projeto o corregedor afirmou: “O projeto faz com que cada um de nós pense numa melhor forma de prestar o serviço jurisdicional. A gestão é a alma de tudo. Quando estabelecemos disciplina, rotinas de gestão, estamos no final facilitando o nosso trabalho. É muito bom chegar ao final de um ano e poder premiar o que construíram e que pode servir de modelo a outras serventias”.
A juíza auxiliar da Corregedoria e coordenadora do Projeto Boas Práticas, Fernanda Xavier de Brito, pontuou que esta gestão tem por finalidade aproximar o servidor. “O projeto Boas Práticas nasce de um ideal da melhor prestação jurisdicional. O magistrado não consegue trabalhar e prestar jurisdição da melhor forma se o corpo de servidores que com ele trabalha não estiver alinhado e motivado. Esse prêmio é para reconhecer as serventias, os servidores e os magistrados que alcançaram uma gestão eficiente. Agradecemos essa parceria”.
O diretor-geral de Planejamento e Administração de Pessoal da Corregedoria – DGAPE, Carlos Mauro Brasil Cherubini, contou: “A premiação se difere de todas as demais realizadas no Poder Judiciário, porque não visa escolher a melhor prática, mas premiar e indicar as unidades que mais fomentam e disseminam boas práticas no dia a dia. Este diferencial nos faz ter orgulho desse Selo”.
Assista a solenidade do Prêmio pelo Youtube Solenidade de entrega do prêmio Selo de Boas Práticas da CGJ - YouTube
O Prêmio
O Selo de Boas Práticas é uma forma de reconhecimento das exitosas iniciativas implementadas pelas serventias judiciais de 1ª instância e divulgadas no Banco de Boas Práticas da CGJ, durante o biênio 2021/2022.
O Prêmio busca estimular as serventias judiciais a buscar a melhoria contínua de seus processos de trabalho, inclusive, através da sistematização e da disseminação de práticas cartorárias capazes de gerar incremento da eficiência na prestação jurisdicional.
Práticas reconhecidas
SELO BRONZE
Unidade Judicial
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Boa Prática
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Distribuidor, Contador e Partidor da Comarca de Magé
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1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº1); 2.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 3.Faz parte do grupo de mensagens instantâneas com serventias de mesma atribuição para disseminar informações (BP nº6); 4. Promoveu a transformação do espaço físico e do ambiente de trabalho a partir da implantação do processo eletrônico e da reorganização de documentos administrativos (BP nº 11). |
V Juizado Especial Criminal do Méier |
1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº 1); 2.Faz uso de lembretes como forma de visualização da fase processual, sem precisar consultar o processo (BP nº 10); 3. Promoveu a transformação do espaço físico e do ambiente de trabalho a partir da implantação do processo eletrônico e da reorganização de documentos administrativos (BP nº 11); 4.As petições relevantes, como Emenda à inicial, Contestação, Réplica, Pedido de Provas, são renomeadas em letras maiúsculas na árvore do processo (BP nº 25). |
SELO OURO
Unidade Judicial
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Boa Prática
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II Juizado Especial de Duque de Caxias
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1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº1); 2.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 3. Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 4. Faz uso de lembretes como forma de visualização da fase processual, sem precisar consultar o processo (BP nº 10); 5. Promoveu a transformação do espaço físico e do ambiente de trabalho a partir da implantação do processo eletrônico e da reorganização de documentos administrativos (BP nº 11); 6. Utiliza os relatórios gerenciais do DCP para orientar a atuação da equipe de processamento e manter em dia o andamento da rotina cartorária (BP nº 12); 7. Mantém seu ambiente de trabalho todo eletrônico, virtualizando os autos no dia que recebe o retorno de processos físicos (BP nº 15).
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Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas - VEMSE |
1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº 1); 2.Faz parte do grupo de mensagens instantâneas com serventias de mesma atribuição para disseminar informações (BP nº6); 3.Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 4.Promoveu a transformação do espaço físico e do ambiente de trabalho a partir da implantação do processo eletrônico e da reorganização de documentos administrativos (BP nº 11); 5.Utiliza os relatórios gerenciais do DCP para orientar a atuação da equipe de processamento e manter em dia o andamento da rotina cartorária (BP nº 12); 6.Faz reuniões periódicas com o fim de estimular a excelência e o comprometimento da equipe para exercer com presteza e eficiência todas as suas tarefas, dando andamento nos processos em até 30 dias preferencialmente e, no máximo, 60 dias (BP nº 14); 7. Mantém seu ambiente de trabalho todo eletrônico, virtualizando os autos no dia que recebe o retorno de processos físicos (BP nº 15); 8.Diminui o acervo utilizando diversos locais virtuais, de acordo com a fase do processo (BP nº 16); 9.Adotam o prazo de 24 horas para alguns procedimentos, gerando celeridade processual reduzindo o comparecimento de advogados(as) ao balcão do Juízo, seja presencial ou virtual (BP nº 19); 10.Contata, via aplicativos de mensagens instantâneas, o(a) advogado(a), antes de ser intimado(a) pelo DJE, para que devolva o processo em carga há algum tempo (BP nº 21); 11.Promove um ambiente de trabalho harmônico, através da integração da equipe com o magistrado e a chefe de serventia (BP nº 24); 12.As petições relevantes, como Emenda à inicial, Contestação, Réplica, Pedido de Provas, são renomeadas em letras maiúsculas na árvore do processo (BP nº 25).
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2ª Vara de Inhomirim
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1.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 2.Faz parte do grupo de mensagens instantâneas com serventias de mesma atribuição para disseminar informações (BP nº6); 3.Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 4. Faz uso de lembretes como forma de visualização da fase processual, sem precisar consultar o processo (BP nº 10); 5.Diminui o acervo utilizando diversos locais virtuais, de acordo com a fase do processo (BP nº 16); 6. Adotam o prazo de 24 horas para alguns procedimentos, gerando celeridade processual reduzindo o comparecimento de advogados(as) ao balcão do Juízo, seja presencial ou virtual (BP nº 19); 7.Contata, via aplicativos de mensagens instantâneas, o(a) advogado(a), antes de ser intimado(a) pelo DJE, para que devolva o processo em carga há algum tempo (BP nº 21); 8.Promove um ambiente de trabalho harmônico, através da integração da equipe com o magistrado e a chefe de serventia (BP nº 24). |
1ª Vara de Santo Antonio de Pádua |
1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº1); 2.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 3.Faz parte do grupo de mensagens instantâneas com serventias de mesma atribuição para disseminar informações (BP nº6); 4.Determinam rotina de trabalho específica para processos de baixa complexidade (BP nº7); 5.Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 6. Mantém seu ambiente de trabalho todo eletrônico, virtualizando os autos no dia que recebe o retorno de processos físicos (BP nº 15); 7. Reduz o atendimento no balcão certificando as suspensões de prazos (BP nº 17); 8.As petições relevantes, como Emenda à inicial, Contestação, Réplica, Pedido de Provas, são renomeadas em letras maiúsculas na árvore do processo (BP nº 25). |
1ª Vara Cível da Ilha do Governador |
1.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 2.Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 3. Faz uso de lembretes como forma de visualização da fase processual, sem precisar consultar o processo (BP nº 10); 4.Mantém seu ambiente de trabalho todo eletrônico, virtualizando os autos no dia que recebe o retorno de processos físicos (BP nº 15); 5.Diminui o acervo utilizando diversos locais virtuais, de acordo com a fase do processo (BP nº 16); 6. Reduz o atendimento no balcão certificando as suspensões de prazos (BP nº 17); 7.Pratica o rodízio de atividades entre os funcionários, como forma de assegurar que a equipe domine a execução de quaisquer tarefas (BP nº 18). |
6ª Vara Cível da Regional de Campo Grande |
1.Responde seus e-mails em 24h (BP nº1); 2.Analisam a habilidade de cada servidor para cumprir as tarefas das serventias, priorizando atribuir ao (à) servidor(a)/tarefa conforme maior aptidão, sem impossibilitar o processamento integrado (BP nº 3); 3.Capacitam todos(as) os(as) servidores(as) para exercer todas as tarefas (BP nº4); 4.Estimula a capacitação do gestor através de cursos para uma boa gestão cartorária (BP nº5); 5.Faz parte do grupo de mensagens instantâneas com serventias de mesma atribuição para disseminar informações (BP nº6); 6.Determinam rotina de trabalho específica para processos de baixa complexidade (BP nº7); 7.Fomenta, através de canais de informação, a troca permanente de conhecimentos entre os membros da equipe (BP nº8); 8.Realizam a distribuição de tarefas, o controle da produtividade e das dificuldades de cada serventuário, através de locais virtuais específicos (BP nº 9); 9.Faz uso de lembretes como forma de visualização da fase processual, sem precisar consultar o processo (BP nº 10); 10.Promoveu a transformação do espaço físico e do ambiente de trabalho a partir da implantação do processo eletrônico e da reorganização de documentos administrativos (BP nº 11); 11.Utiliza os relatórios gerenciais do DCP para orientar a atuação da equipe de processamento e manter em dia o andamento da rotina cartorária (BP nº 12); 12.Faz reuniões periódicas com o fim de estimular a excelência e o comprometimento da equipe para exercer com presteza e eficiência todas as suas tarefas, dando andamento nos processos em até 30 dias preferencialmente e, no máximo, 60 dias (BP nº 14); 13. Mantém seu ambiente de trabalho todo eletrônico, virtualizando os autos no dia que recebe o retorno de processos físicos (BP nº 15); 14.Diminui o acervo utilizando diversos locais virtuais, de acordo com a fase do processo (BP nº 16); 15. Reduz o atendimento no balcão certificando as suspensões de prazos (BP nº 17); 16.Pratica o rodízio de atividades entre os funcionários, como forma de assegurar que a equipe domine a execução de quaisquer tarefas (BP nº 18); 17. Adotam o prazo de 24 horas para alguns procedimentos, gerando celeridade processual reduzindo o comparecimento de advogados(as) ao balcão do Juízo, seja presencial ou virtual (BP nº 19); 18.Promove um ambiente de trabalho harmônico, através da integração da equipe com o magistrado e a chefe de serventia (BP nº 24); 19.As petições relevantes, como Emenda à inicial, Contestação, Réplica, Pedido de Provas, são renomeadas em letras maiúsculas na árvore do processo (BP nº 25). |