Autofit Section
TJ promove encontro prévio para evento global em 2024 sobre política criminal e execução penal
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/04/2023 16:37

Participantes posam para foto no Salão Nobre do TJRJ 

                                                              Participantes posam para foto no Salão Nobre do TJRJ 

Foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (17/04), uma reunião preparatória para dois grandes eventos de âmbito internacional: o Colóquio da Fundação Internacional Penal e Penitenciária (FIPP), com sede em Berna, na Suíça, e o Fórum do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), do Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD). O encontro teve o objetivo de organizar a programação do Colóquio, assim como definir as pautas sobre o Fórum, que será sediado pelo TJRJ em abril de 2024.  

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou da abertura da reunião e reafirmou o comprometimento do TJRJ em oferecer todos os meios para a realização do Colóquio, que ocorre a cada dois anos.  

“ Eu desejo e tenho certeza que vocês terão uma reunião produtiva. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro não medirá esforços em promover um grande evento e vamos disponibilizar todos os meios para que isso aconteça”, afirmou o presidente do TJRJ.  

Universidade da ONU  

Representantes de vários estados estiveram presentes com objetivo de promover um alinhamento conjunto para a realização dos eventos que acontecerão no Tribunal Pleno no TJRJ, nos dias 15 e 16 de abril do ano que vem (2024), além do projeto para implementação no Rio de Janeiro de um campus da Universidade da Organização das Nações Unidas.  

A reunião foi presidida pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora regional do Coplad. Ficou decidido que autoridades nacionais e internacionais serão convidadas para o evento, assim como os debatedores.  

“Esse evento é muito importante porque é o cartão de visitas para que a ONU implemente aqui no Rio de Janeiro a universidade da ONU. Que é uma universidade voltada para projetos e programas que serão financiados pelas Nações Unidas e são de grande importância”, ressaltou a desembargadora Cristina Gaulia.  

Serão apresentados a toda comunidade internacional temas relevantes de cunho social, como o projeto desenvolvido pelo TJRJ Justiça Itinerante, que leva cidadania a milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, em presídios, comunidades carentes, pessoas em situação de rua, entre outros. Ficou acertado entre os membros da reunião preparatória que será programada uma visita ao Complexo da Maré e ao projeto Justiça Itinerante, que fica sediado na Fiocruz e atende a todas as comunidades do entorno do complexo de favelas.  

Entre os convidados definidos para o evento estão os ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).   

A 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Suely Lopes Magalhães e o professor Edmundo Oliveira, coordenador do Coplad/Ilanud no Brasil, participaram da mesa organizadora do evento.  

O grupo volta a se reunir no dia 9 de outubro para dar continuidade aos preparativos do Colóquio e do Fórum. O encontro ocorrerá, novamente, no Tribunal de Justiça do Rio. 

Clique neste link para acessar mais imagens do encontro. 

PF/FS  

Fotos de Brunno Dantas/TJRJ