Autofit Section
Esaj promove palestra sobre a importância da auditoria interna como instrumento para a transparência das instituições
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/05/2023 18:42

Da esquerda para a direita: o secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance, Carlos Mauro Brasil Cherubini; subcontrolador-geral do Estado, Thiago Couto Lage; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Melo do Nascimento; desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJRJ; desembargador Sergio Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj; secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna, Sthefania Mendonça Rodrigues e diretora da Escola de Administração Judiciária, professora doutora Lucia Frota Pestana de Aguiar

 

A Escola de Administração Judiciária (Esaj) do Tribunal de Justiça do Rio realizou, nesta segunda-feira (22/5), a palestra “Auditoria Interna: Um Pilar para a Transparência e Prestação de Contas”. Com uma mesa formada por especialistas, o evento apontou práticas importantes que as instituições precisam adotar para estarem de acordo com a visão de compliance e gestão transparente.
 
“O gestor público precisa conhecer a nova visão de governança. Há questões de gênero, cotas, compliance, entre outras, e a autocrítica funciona de forma essencial e necessária para os órgãos e instituições conseguirem evoluir”, afirmou o 1º vice-presidente do TJRJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que participou do evento representando o presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
 
O desembargador Sergio Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj, agradeceu a participação do Tribunal de Contas e da Controladoria-Geral do Estado e ressaltou a presença, na plateia, do desembargador Sergio Cavalieri Filho, presidente do TJRJ no biênio 2005/2006.
 
A primeira palestra foi ministrada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Melo do Nascimento. Em sua exposição, ele explicou sobre a importância dos controles externo e interno e que ambos precisam atuar em parceria. “O Tribunal de Contas precisa ser visto como um parceiro das instituições públicas”.
 
O conselheiro também ressaltou a importância da transparência. “É fundamental que a publicidade de um órgão como o Tribunal de Justiça vá além da publicação no Diário Oficial, por exemplo. É preciso que a sociedade tenha acesso fácil às informações, sendo prestando atenção ao que for sigiloso, mas lembrando que a regra deve ser a transparência”, afirmou.
 
O segundo palestrante foi o subcontrolador-geral do Estado, Thiago Couto Lage, representando o controlador-geral, Demétrio Farah Neto. Ele explicou sobre o trabalho da Controladoria Geral do Estado e sobre a função da auditoria como um instrumento para que a transparência faça parte do cotidiano das instituições.
 
Também participaram da mesa de honra a secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna, Sthefania Mendonça Rodrigues; o secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance, Carlos Mauro Brasil Cherubini, que atuou como mediador, e a diretora da Escola de Administração Judiciária, professora doutora Lucia Frota Pestana de Aguiar.

SF/ MB

Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ