Autofit Section
Justiça Cidadã promove debates na Biblioteca da EMERJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/03/2019 19:54

Líderes comunitários do Rio de Janeiro estão conhecendo a história do Direito no Brasil, através do Programa Justiça Cidadã. Nessa terça-feira (12/3), o grupo assistiu a primeira aula da XI Justiça Cidadã Especializada - História do Direito: Uma viagem à Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ). No primeiro encontro da série, os participantes conheceram a “A História das Constituições”.

- Pensamos em apresentar um especial de estudo, de conhecimento, e de abertura da biblioteca. É importante que esses líderes levem às suas comunidades a informação de que este é um espaço público e está disponível para todos - destacou a desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O palestrante, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, falou sobre o surgimento das constituições e a importância do Poder Judiciário na execução das Cartas.

- Uma das funções do Judiciário é fazer com que a ideia da democracia seja mais profunda. Hoje o Judiciário tem a legitimidade do poder, tem uma função importante de zelar pelas minorias - afirmou o magistrado.

A bibliotecária Elaine Costa Soares deu boas-vindas aos alunos da turma e estimulou o grupo a explorar a riqueza do espaço e todo o seu acervo.

O curso de especialização é uma forma de aprofundar o conhecimento dos participantes que fizeram o curso regular e são responsáveis pelo desenvolvimento de trabalhos de promoção social nas periferias.

As próximas aulas, também na biblioteca, vão abordar os temas: Escravidão no Brasil, Direito da Mulher, Discurso Jurídico de Criminalização das Classes Populares e História do Judiciário Brasileiro.

MPM/ MG