Autofit Section
Paulo Cezar Pinheiro Carneiro é homenageado em seminário sobre Processo Civil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/03/2019 15:52

Na abertura do seminário ‘O Acesso à Justiça e o Direito Processual Civil Contemporâneo’ em homenagem ao professor e jurista Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, nesta quinta-feira (28/03), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, disse que o trabalho do homenageado engradeceu o Direito nacional:

- Seu pensamento influenciou gerações e está na proa dos estudos processuais, tendo dado decisiva contribuição na elaboração do novo Código de Processo Civil. É impossível falar de acesso à Justiça no Brasil sem falar em Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, cujos princípios nortearam esforços por uma jurisdição célere, efetiva e eficiente.

O presidente do TJRJ ressaltou que um seminário de grande proporção, como o realizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), indica o brilhantismo de PCPC, como o jurista é conhecido. De acordo com o magistrado, o evento é uma questão de gratidão e um tributo ao legado do professor.

- Os seus alunos estão inseridos entre os grandes nomes do Processo Civil contemporâneo, possuem um brilho que nasceu das lições do jurista na graduação, na pós ou no convívio social. Paulo Cezar é um grande nome, que enche de orgulho o meio jurídico fluminense - concluiu.

Ao destacar a importância do Poder Judiciário para a firmeza do Estado Democrático de Direito, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Renata Gil, exaltou a carreira do homenageado:

- Paulo Cezar foi um professor revolucionário, de grande capacidade e qualificação. O amor de seus alunos por ele e a grande presença no seminário demonstram sua importância e relevância para o desenvolvimento do Direito no Brasil - disse a magistrada à plateia que lotou o Tribunal Pleno do TJRJ.

O governador Wilson Witzel também relembrou o papel de destaque do professor na elaboração do Novo Código de Processo Civil. Ele avaliou a execução dos processos civis na Justiça brasileira e destacou a contribuição de PCPC Paulo Cezar no desenvolvimento do magistério e da compreensão do Direito.

- Precisamos agradecer ao Paulo Cezar por tudo o que fez não só pela Uerj, onde leciona, mas para o Brasil, com seus trabalhos sobre o Direito. Ele é um professor contagiante, dedicado e que tem muito a contribuir com sua sabedoria para aprimoramos nosso Poder Judiciário.

Professor atencioso e jurista hábil

Promovido pela Amaerj em colaboração com diferentes instituições e órgãos ligados ao Direito, o seminário tem a coordenação científica do desembargador federal Aluisio de Castro Neves e do professor Humberto Dalla. O magistrado foi outro a destacar as qualidades de Paulo Cezar como professor e jurista.

- PC é uma referência e um exemplo para alunos, colegas e a sociedade em geral. Tem um compromisso ético e educacional com as instituições. Então, as entidades se uniram para honrar sua trajetória e seu legado como forma de agradecimento.

Conferencista do primeiro dia de atividades, o professor Cândido Rangel Dinamarco afirmou que é preciso valorizar a carreira e a obra de PCPC, além de destacar o exemplar apreço que ele tem pela Justiça e pelo Rio de Janeiro. O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Correa de Andrade, falou sobre a oportunidade de poder homenagear o professor enquanto ele ainda vive.

- Paulo Cezar é uma referência profissional e um jurista completo, com uma cultura jurídica valiosa e imensa. Temos o costume de prestar tributos quando as pessoas já morreram, mas é muito importante que a gente realize eventos como o seminário para debater e enaltecer todo o trabalho feito pelo PC.

Participação de ministros

Nesta sexta-feira, (29/03), às 9h30m, o vice-presidente do STF, ministro Luiz Fux, abrirá o segundo dia do seminário com a palestra “O Acesso à Justiça e o Direito Processual Civil contemporâneo”. Às 11h, será a vez do ministro Marco Aurélio Mello, que apresentará o tema “A Segurança Jurídica”. Às 14h, o professor Humberto Theodoro Jr. abordará o “Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR): Natureza e Função”.

O ministro Luís Roberto Barroso fará, às 15h, a última palestra do seminário abordando o tema “Algumas Reflexões para o Aprimoramento do Poder Judiciário”.

 

JGP/SF

Fotos: Luis Henrique Vicent/TJRJ

 

Galeria de Imagens