Autofit Section
Desembargadora toma posse no TJRJ destacando a importância dos direitos sociais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/04/2019 20:18

                                                                                                     Desembargadora Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello

 

“Os direitos sociais fundamentais precisam ser assegurados a todo instante, com urgência, o que, cada vez mais, nos impõe conhecimento multidisciplinar e consciência social”. Com essa afirmação, destacada em discurso, a desembargadora Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello tomou posse do cargo, na tarde desta segunda-feira (8/4), em cerimônia realizada no encerramento da sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, abriu a cerimônia de posse e convidou os desembargadores Ricardo Couto de Castro e Jacqueline Lima Montenegro para conduzirem a magistrada ao Plenário, onde ela afirmou seu compromisso a assinou o Termo de Posse. Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello, promovida por merecimento, foi eleita na sessão do Órgão Especial para ocupar a vaga em razão da aposentadoria do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

- A desembargadora sempre contribuiu, destacadamente, com a magistratura fluminense. Juíza togada, serviu à população por anos com notório afinco. Em tantos casos julgados prestou jurisdição com responsabilidade tal que a levou à promoção por merecimento. Em nome de toda a magistratura estadual dou as boas-vindas como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – saudou o presidente Claudio de Mello Tavares.

Ao discursar, a mais nova desembargadora do TJRJ também chamou a atenção para o momento histórico vivido pelo país, diferente da época em que assumiu a magistratura, há 24 anos.

- Hoje, o exercício passou a ser revestido de importância e cuidados peculiares. Muitas são as situações caóticas e complexas a serem dirimidas, exigindo de nós magistrados muita dedicação, introspecção, maturidade e coragem.

Em breve relato, a magistrada destacou a importância das diferentes etapas de sua vida profissional, seja como como advogada ou como juíza. Para ela, todos os momentos foram fundamentais na trajetória que a levou ao cargo de desembargadora.

- Sem dúvida, tive a possibilidade de atuar de forma plena e efetiva nos vários planos do mundo jurídico. Tive tempo, felizmente, de ser advogada. Esse período expressivo da minha estrada profissional, que me trouxe inestimável legado para o exercício da magistratura, não posso deixar de prestar minha homenagem à classe dos advogados e a sua combativa busca pela Justiça, merecedora de nossa máxima admiração.

E a felicidade sobre os 24 anos de atividade como juíza do TJRJ também foi dividida com os presentes à cerimônia.

- Tenho muito orgulho de ter sido magistrada de piso, como às vezes somos chamadas, quero também homenagear os meus colegas que integram esse verdadeiro pilar do Judiciário, que deve ser sempre reconhecido e valorizado como tal.

Trajetória

A desembargadora Maria da Glória Oliveira Bandeira de Mello ingressou na magistratura do Estado do Rio de Janeiro em janeiro de 1995 e atuou como juíza de Direito substituto de 2º grau em exercício na 20ª Câmara Cível. Assumiu a 8ª Vara Cível em dezembro de 2000, onde permaneceu até 2015. Também integrou o Conselho de Vitaliciamento e a Comissão Permanente de Avaliação Documental.

 

JM/FS

 

Fotos: Luis Henrique Vicent/TJRJ