Autofit Section
Evento organizado pelo TJ do Rio leva música e alegria a abrigo de idosos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/06/2019 19:02

Cafezinho, biscoitos, bolo, música e muitos, muitos sorrisos! A tarde da última sexta-feira do mês de junho (28/6) foi recheada de guloseimas e alegria no Abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso. O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, organizou um chá festivo para os 234 idosos que vivem no local. A iniciativa faz parte do projeto “Como vai você”.

- Muitos abrigados perderam os vínculos familiares e/ou sofreram violência doméstica. Tentamos amenizar essas feridas. Queremos colaborar para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, oferecer carinho, afeto, atenção, explicou a psicóloga do Deape Márcia Fayad, uma das idealizadoras do projeto.

O coral da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil animou os presentes com canções de Roberto Carlos, Tim Maia e Moacir Franco. E foi a hora de soltar a voz e mostrar o gingado. Cândido Alves, de 90 anos, aproveitou para mostrar seu talento com o bailado e tirou a juíza Gloria Heloiza, titular da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, para dançar.

- Eu sou do tempo da valsa, conta, aos risos. Educado, acrescentou: - eu somente acompanhei os passos da juíza. Ela é quem dança bem!

- Os idosos merecem todo nosso carinho e apoio. Eles já contribuíram com sangue, suor e lágrimas para a construção da sociedade. É hora de darmos visibilidade aos idosos e aprendermos com eles a vivermos melhor. Nós temos muito a aprender – afirmou a magistrada.

E a lição veio de diversas formas. Dona Terezinha da Conceição, por exemplo, mora no abrigo há quatro anos, desde que os vizinhos denunciaram os maus-tratos que sofria do sobrinho. Com a sabedoria e a experiência de quem tem 78 anos, e com um sorriso tímido no rosto, ensina o segredo da felicidade.

- Estou adorando essa tarde. Não gosto de ficar parada. Amo música, gosto de andar, faço artesanato, ginástica. Quando você fica parada, se entrega à tristeza.

A próxima ação do projeto “Como vai você” será no dia 26 de julho. E voluntários são muito bem aceitos! Quem quiser participar pode se inscrever e-mail deapebemmequer@tjrj.jus.br.

MG/ FS

Foto: Felipe Cavalcanti

Galeria de Imagens