Autofit Section
TJ do Rio alcança eficiência máxima em índice de produtividade do CNJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/08/2019 17:01

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) registrou 100% de eficiência em 2018, de acordo com o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus). Os dados constam na 15ª edição do Relatório Justiça em Números, divulgado nesta quarta-feira, dia 28, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O IPC-Jus calcula o número de processos que tramitaram no período, dados sobre recursos humanos e financeiros e quantidade de processos baixados. O resultado de 100% significa que o TJRJ foi capaz de baixar mais processos, comparado com os demais tribunais estaduais, utilizando recursos semelhantes. Os tribunais com melhor resultado são considerados eficientes e se tornam referência para os demais.

A média geral de eficiência do IPC-Jus na Justiça Estadual em 2018 foi de 84%.

Dentre os tribunais de grande porte, os tribunais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul (TJRS) aparecem com maiores percentuais de eficiên­cia, iguais a 100%, índice que tem se mantido durante toda a série histórica, desde 2009. Nos demais tribunais de grande porte, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) obteve eficiência de 98%, enquanto o de Minas Gerais (TJMG) e o do Paraná (TJPR) obtiveram, em 2018, a marca de 82%.

O TJ do Rio destaca-se ainda por ter apresentado, em 2018, o maior Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), com 3.339 processos baixados, superando em muito a média nacional, que foi de 1.897, e ficando bem à frente do segundo colocado nos tribunais de grande porte: o de São Paulo computou 2.545 casos. O Judiciário fluminense obteve ainda segundo maior Índice de Produtividade dos Servidores (IPS); com 197.

O relatório Justiça em Números é elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, e leva em consideração 90 órgãos do Poder Judiciário.

Confira o relatório na íntegra: http://bit.ly/JustiçaEmNúmeros

AB/FS