Autofit Section
TJRJ firma parcerias para garantir capacitação e ampliar possibilidade de inserção de jovens no mercado de trabalho
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/08/2019 19:49

                                                                                                   Os presidentes da Fetranspor, do Conleste, do TJRJ e da OAB-RJ

 

- Tenho certeza de que essa semente que estamos plantando hoje significará os frutos que iremos colher no futuro. E, certamente, essa iniciativa servirá de modelo para outros tribunais do país – afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, nesta quinta-feira (29/08), durante solenidade de assinatura de parcerias com a Fetranspor, a OAB-RJ e com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste) para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social ou que já cumpriram medidas socioeducativas.

Através do convênio firmado com a Fetranspor, os jovens receberão créditos de passagens para deslocamento nos transportes municipais e intermunicipais para que possam participar de cursos de capacitação e, assim, ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Já as parcerias com a OAB-RJ e o Conleste vão garantir o desenvolvimento de projetos para absorção desses adolescentes junto aos escritórios de advocacia e nas empresas através do Programa Jovem Aprendiz.

O presidente do TJRJ chamou a atenção, principalmente, sobre as dificuldades dos jovens que buscam uma nova chance quando encerram o período de cumprimento de medidas socioeducativas.

- Temos que tentar, de alguma forma, buscar a união entre as instituições para ajudar essa juventude que carece, efetivamente, de uma oportunidade. Sabemos que existe uma certa resistência em dar uma chance de recuperação a um adolescente infrator. Após cumprir a medida socioeducativa, esse adolescente não é tão bem recebido pela sociedade, que tem medo de dar a esse jovem uma oportunidade de trabalho.

A desembargadora Renata Cotta, coordenadora da Comissão de Articulação de Programas Sociais (Coaps) do TJRJ, destacou as ações desenvolvidas pelo Judiciário fluminense a partir desses novos convênios voltados para a busca de oportunidades no mercado de trabalho para os jovens.

- Quando assumimos a Coaps fomos informados pelos juízes sobre as dificuldades de os jovens comparecerem aos cursos de capacitação por não terem dinheiro para o transporte. Fizemos contato com a Fetranspor que, prontamente, concordou em firmar parceria com o TJRJ para garantir as passagens de ônibus dos adolescentes.

A desembargadora também explicou como a OAB-RJ e o Conleste irão atuar junto ao TJRJ buscando a inserção dos jovens.

- A OAB-RJ se comprometeu em auxiliar nas indicações junto aos escritórios de advocacia para contratação dos jovens, dando uma oportunidade para, talvez, no futuro, propiciar uma carreira na área jurídica. Já o Conleste irá construir a primeira república no estado do Rio, no município de Itaboraí, para abrigar os jovens que quando atingem a idade limite para permanecerem no acolhimento, não têm para onde ir. A república irá abrigar jovens de 18 a 24 anos – explicou.

Durante a solenidade, Michael Santos, de 18 anos, recém-saído do abrigamento, que atua no TJRJ no Programa Jovem Mensageiro e estuda violino na Escola de Música Villa- Lobos, demonstrou, através de apresentação musical, o que uma chance pode fazer com a vida de uma pessoa.

- Creio que isso é muito importante para os jovens. Já participei de muitos projetos como esses que estão sendo firmados aqui e espero que todos possam aproveitar essa oportunidade.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, anunciou que irá orientar as seccionais em todo estado para priorizar a contratação dos jovens.

- Acredito que a OAB pode contribuir estimulando os escritórios de advocacia para a contratação desses jovens. Além disso, vou dar orientação às seccionais da OAB para que eles sejam contratados nos programas Jovem Aprendiz.

Presidente do Conleste, o prefeito de Itaboraí, Sadionel Souza, vê nas parcerias o estabelecimento de caminhos para soluções de problemas sociais.

- A assinatura desses convênios representam um marco. Está faltando no Brasil essa integração entre as instituições, como a que está se desenvolvendo aqui, nesse momento. É hora de dar uma guinada para reduzirmos as injustiças sociais e nada melhor do que essa iniciativa partir da Justiça, instituição que tem como símbolo a balança, o equilíbrio.

A Fetranspor destinará, mensalmente, até R$ 30 mil para o convênio. Contudo, o presidente executivo da federação, Armando Galhardo Nunes Guerra Júnior, afirmou que esse valor poderá ser ainda maior.

- Estamos preparados para iniciar, imediatamente, a cessão dessas passagens para os jovens não deixarem de comparecer às aulas dos cursos de capacitação. Nosso compromisso com o TJRJ é de liberar até R$ 30 mil por mês para garantir o transporte. Mas esse valor poderá aumentar quando tivermos a dimensão real da abrangência do projeto.

JM/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti