Autofit Section
Magistrados ingleses visitam Tribunal de Justiça do Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/11/2019 21:05

 

Magistrados ingleses foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, na tarde desta segunda-feira (25/11). Estiveram no Fórum Central a juíza da Court of Appeal of England and Wales, Nicola Davies; o juiz da High Court of England and Wales, Robin St John Knowles, e a assessora de relações internacionais do Poder Judiciário inglês, Grace Karras. O desembargador Milton Fernandes de Souza, presidente do TJRJ no biênio 2017-2018, e o juiz auxiliar da Presidência Fábio Ribeiro Porto acompanharam a visita de cortesia.

- É com muita alegria que recebemos os senhores aqui. Há dez anos somos considerados o tribunal estadual mais produtivo do país. Gostaria que se sentissem em casa e conhecessem nossas instalações – disse o presidente do TJRJ.

 

 

Em seguida, o grupo visitou o Órgão Especial (OE), onde estava sendo realizada a sessão semanal, e o Tribunal Pleno. O desembargador Claudio de Mello Tavares explicou aos ingleses a função, a composição e o funcionamento dos dois órgãos. Nicola Davies agradeceu a receptividade, destacou a grandiosidade do TJ e convidou o presidente para conhecer as Cortes Superiores da Inglaterra e do País de Gales, entre elas a Court of Appeal of England and Wales - o Tribunal de Apelação.

Após a visita, os magistrados ingleses seguiram para a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), onde participaram de mesa-redonda sobre “Gerenciamento de Casos: lidando com atraso e reduzindo o acervo processual”. Participaram do evento, desembargadores e juízes de Varas de Fazenda e de juizados do Rio.

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora do Programa Justiça Itinerante, apresentou o projeto criado para expandir o acesso à Justiça e fomentar a cidadania. A magistrada também falou sobre os desafios do Poder Judiciário no país. Durante a reunião, foram discutidos temas como funcionamento do Poder Judiciário, acervo de processos e projetos relevantes.

 

MG/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ