Autofit Section
Emoção marca encontro de confraternização de participantes de projetos sociais do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/12/2019 21:31

Os jovens deram um importante recado na tarde desta terça-feira (17/12), na confraternização de fim de ano do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A defesa do meio ambiente e a sustentabilidade foram os temas da festa, que contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, e reuniu integrantes dos projetos sociais ‘Começar de novo’, ‘Pais Trabalhando’, ‘Justiça pelos Jovens’ e ‘Jovens Mensageiros’.

Poesias, encenações e músicas foram apresentadas em defesa do meio ambiente e de uma vida sustentável. Jonathan Costa, do projeto ‘Começar de Novo’, declamou um poema, de sua autoria, sobre a importância de se preservar os recursos naturais. Tauan Almeida e Charles Alves, integrantes, respetivamente, do ‘Justiça pelos Jovens’ e dos ‘Jovens Mensageiros’, foram aplaudidos ao cantar o ‘Rap da Sustentabilidade’.

Jonathan Costa, que havia declamado o poema, foi premiado no 3º concurso de redação do ‘Estudar para qualificar’, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O tema do texto desenvolvido foi ‘O impacto do consumo insustentável’.

Durante a apresentação, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, se emocionou ao receber um presente de um dos integrantes dos projetos sociais: um retrato pintado em tela. Em discurso, o magistrado incentivou os jovens a seguir o caminho do bem, através de estudos.

- Gostaria de cumprimentar o Deape pelo excelente trabalho realizado. Também quero agradecer a oportunidade de estar aqui, presenciando esse momento especial. Os senhores estão tendo uma oportunidade maravilhosa: aproveitem. Nunca desistam, sejam positivos e tenham fé. Todos nós podemos errar, pedras sempre existirão no caminho. Tenham determinação, continuem sonhando, vocês são o futuro! Devemos plantar a semente do bem, do amor. Tudo depende de nós mesmos, de nossas metas, de nossa perseverança – disse.

Para a do Deape, Rosilea Di Masi Palheiro, a confraternização com os participantes dos projetos foi o marco final de um ano produtivo do departamento.

- Na atual gestão, estamos recebendo bastante apoio. E isso é essencial para podermos ajudar essas pessoas a terem um novo olhar, a perceberem que há outros caminhos e outras possibilidades a seguir.

Também participaram da comemoração a presidente da Abaterj, desembargadora Eunice Caldas, o desembargador Marcelo Anátocles, os juízes auxiliares da Presidência, Marcello Rubioli e Luiz Umpierre de Mello Serra, entre outras autoridades.

 

 

Emoção e agradecimentos

Um dos momentos mais marcantes do encontro festivo foi o dos depoimentos prestados pelos participantes dos projetos sociais. Eles falaram sobre como as iniciativas lhes ajudaram a mudar os rumos das próprias vidas.

Carlos Teixeira, do ‘Começar de Novo’, contou que começou a aprender saxofone sozinho, com o objetivo de se apresentar na festa de fim de ano do Deape.

- Parcelei o instrumento, que é bastante caro. Fiquei tentando tocar, aprender sozinho e me apresentei, pela primeira vez, na confraternização do ano passado. O ‘Começar de Novo’ mudou minha vida. Estou muito satisfeito trabalhando na 26ª Vara Cível. Gostaria de agradecer ao presidente pela não desistência dos projetos, porque eles são importantes para muita gente.

Já Thyago Braulio destacou a própria formatura em Administração:

- O ‘Jovens Mensageiros’ foi o meu primeiro emprego, uma oportunidade de construir minha escalada rumo à faculdade. Eu só tenho a agradecer. Essa iniciativa abriu meus olhos e minha mente para um novo caminho.

Josiane Matias, do ‘Pais Trabalhando’, falou sobre as dificuldades enfrentadas para arrumar emprego devido à idade e ao tempo em que estava afastada do mercado de trabalho. Um depoimento, com certeza, incentivador:

- Passava por um momento delicado da vida, sem emprego e com alguns problemas familiares. Quando comecei no projeto, minha vida mudou. Melhorei como pessoa e como profissional. Além disso, minha autoestima está ótima e estou me sentindo valorizada.

Já Douglas Venâncio, que participou do ‘Justiça pelos Jovens’, resumiu, em poucas palavras, o sentimento de quem contou com ajuda para resgatar o sentido da existência.

- Trabalho, sou casado e tenho uma filha de quatro anos. O que sou hoje devo ao projeto e serei eternamente grato.

Ao final da confraternização, foram sorteadas quatro bicicletas.

MG/ FS

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ