Autofit Section
TJRJ economiza com o descarte de mais de 500 mil processos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/12/2019 12:01

O Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos (Degea) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro descartou 505.793 processos de janeiro a novembro de 2019. A média de 45 mil processos descartados por mês representa a redução de 3 mil caixas no acervo arquivístico do Poder Judiciário fluminense, o que gera uma economia de cerca de R$ 70 mil em um ano.

A estimativa é de que, hoje, o TJRJ mantenha arquivados 29.539.680 processos, que estão armazenados em 1.969.312 caixas em arquivos situados em São Cristóvão, Rio Bonito e Itaipava, entre outros locais.

Em relação ao total de pedidos recebidos de desarquivamento dos processos, o Degea conseguiu atender 99,96% em até três dias úteis. Por mês, a unidade recebe uma média de mais de 16.000 pedidos para desarquivamento de processos.

A atividade de descarte, objetivo da qualidade do sistema de gestão da qualidade do Degea, é a principal iniciativa para a redução dos custos com guarda de documentos. De acordo com o diretor do departamento, Márcio Ronaldo Leitão Teixeira, o processo eletrônico também deve contribuir para a diminuição do gasto da Corte fluminense com o armazenamento de processos.

- Com a implementação do processo eletrônico, o crescimento nas despesas para guarda de documentos tende a desacelerar, ressaltando que ainda há muita documentação produzida pelo TJRJ em papel e que cerca de 1/3 da documentação produzida é de guarda permanente, portanto, não pode ser descartada - explica.

MB/SP