Autofit Section
Reabertura da portaria da Rua Dom Manuel está prevista para junho
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/03/2020 15:04

A portaria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na Rua Dom Manuel s/nº deverá ser reaberta no início de junho. O fechamento, em 1º de março, foi necessário para a execução de serviços de engenharia de retrofit do hall dos elevadores com prazo de até 90 dias para conclusão.

- As obras tornaram-se necessárias para segurança e melhor atendimento ao público – explica o presidente do tribunal de Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares.

Mais do que uma simples reforma, o retrofit envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações visando preservar o que há de bom na construção existente, adequando-a às novas exigências e estendendo sua vida útil.  O retrofit se fez necessário para reduzir os custos de operação e de manutenção do imóvel.

O acesso ao Fórum Central, lâminas I e II, durante o período das obras está sendo pelo Beco da Música (direto ao segundo andar) e pela Avenida Presidente Antônio Carlos (direto ao primeiro andar). A saída acontece por essas mesmas portarias, e pela Av. Erasmo Braga 115.

Após o fechamento da portaria da Av. Presidente Antônio Carlos, portadores de necessidades especiais devem utilizar a portaria da Lâmina III. O acesso interno entre as Lâminas I e III é pelo quinto andar do Fórum Central. Os leilões, que eram feitos no térreo, estão acontecendo na área próxima aos elevadores no quinto andar na Lâmina Central (entre a I e a II)

A readequação do espaço acarretará maior comodidade e segurança aos usuários, com a melhoria dos elevadores, da estrutura elétrica, da sonorização e do sistema de segurança.

Em razão do fechamento da portaria  na Rua Dom Manuel s/nº, os coletores “Papa-Pilhas”, “Papa-Cartão” e “Papa-tampinha”, que apoiam os programas de incentivo ao descarte correto de resíduos, foram instalados na entrada do Beco da Música (segundo andar).

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro, através da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS) e do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE) da Presidência do Tribunal, aderiu às campanhas para estimular a coleta e a trituração de  cartões de plástico que não tenham mais uso, o descarte correto de pilhas e o projeto coordenado pela Pastoral do Desenvolvimento Sustentável para a compra de cadeiras de rodas para a ABBR, que até o momento já entregou 143 cadeiras.

Desde o início dos projetos mais de 14 mil cartões, 400 quilos de tampinhas de plástico e meia tonelada de pilhas foram recolhidos.

 

(Fotos: Felipe Cavalcanti)

 

Galeria de Imagens