Autofit Section
Voluntários participam de campanha de doação de sangue no TJRJ e elogiam iniciativa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/03/2020 13:15

A primeira vez em que Sérgio de Oliveira doou sangue foi há mais de 30 anos, em um caso especial. À época, descobriu que era portador do sangue 0-, um tipo tão raro que é chamado de sangue dourado. Consciente de sua condição de doador universal por causa do 0-, ele se tornou colaborador do Hemorio e costuma doar sangue três vezes ao ano.

Sérgio trabalha como assessor na segunda instância no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e nesta quarta-feira (11/03), foi um dos servidores do TJ que participou do mutirão de doação de sangue, na Lâmina III do Fórum Central. Ele ressaltou a importância da divulgação para conscientizar as pessoas. A ação é realizada pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) em parceria com o Hemorio.

- Criei esse hábito depois que descobri a universalidade do meu sangue, que é aceito em qualquer transfusão. Eu costumo doar aqui no Tribunal pela praticidade. É um atendimento bom, rápido e logo abaixo de onde trabalho’ – destacou o servidor.

Natasha Ferreira doou pela primeira vez no ano passado. Ela acompanhava a mãe em uma cirurgia no Hospital do Olho e ficou impressionada com a quantidade de informação sobre doação de sangue no hospital. Desde então, não só passou a doar como convenceu familiares e amigos a participarem também de campanhas de doação.

- É muito prazeroso saber que você está ajudando alguém. É um gesto de solidariedade e carinho que a gente precisa divulgar sempre. Quando eu recebo um SMS afirmando que meu sangue foi doado para alguém, fico realizada e orgulhosa - contou, tranquila e sorridente, após a doação.

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ

JGP/SD