Autofit Section
Sala de sessões do Órgão Especial passa por retrofit e Galeria dos Presidentes do TJ ganha maior visibilidade
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/10/2020 17:36

 

 

A nova Galeria dos Presidentes do TJ e a reforma da sala de sessões do Órgão Especial foram inauguradas, no início da tarde desta segunda-feira (5/10), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares. Por causa do distanciamento recomendado devido a pandemia da Covid-19, apenas a esposa do presidente Glaycianne Sereno de Mello Tavares, poucos magistrados e servidores acompanharam de perto a cerimônia de descerramento das placas.

- Gostaria de agradecer a colaboração do juiz Marcello Rubioli e dos engenheiros que trabalharam aqui para que a Galeria dos Presidentes fosse reinstalada, uma vez que ficava nos fundos do Foyer. É um momento muito importante porque resgata a história de todos os presidentes que passaram por aqui. A história de cada um pode servir de exemplo para as novas gerações, para as pessoas que vierem a ingressar aqui no nosso Tribunal. Que possam olhar cada um deles e até pesquisar suas histórias e a do nosso Tribunal, que continua sendo um paradigma para o Brasil inteiro – disse Claudio de Mello Tavares, convidando o juiz auxiliar da Presidência, Marcello Rubioli, que comandou as reformas, para descerrar a placa junto com ele.

A antiga Galeria com fotos de ex-presidentes do TJRJ ficava nos fundos do Foyer do 10º andar do Fórum Central. Agora, está instalada na entrada do corredor de acesso à Presidência do Tribunal, onde tem maior visibilidade.

 

Após a inauguração do novo local da Galeria, o presidente foi à sala de sessões do Órgão Especial, que passou por um retrofit para garantir maior funcionalidade do espaço além de maior segurança e conforto para todos que nela trabalham. Uma equipe multidisciplinar vinculada às Diretorias Gerais de Logística (DGLOG) e de Segurança Institucional (DGSEI) foi responsável pelas mudanças. Dentre as diversas intervenções, destacam-se:

·   Reestruturação de instalações elétricas, rede lógica, telefonia, áudio e vídeo, sonorização e de vigilância (câmeras de segurança), possibilitando a melhor operacionalidade das atividades desenvolvidas no espaço e maior segurança dos usuários.

·  Implementação de nova iluminação de piso e em área do teto sobre as bancadas destinadas ao uso do presidente e dos demais desembargadores, com acréscimo do número de focos luminosos, e também no corredor de acesso ao Órgão Especial. Foram usadas lâmpadas de led visando melhoria na eficiência energética, redução do consumo de energia e consequente maior economicidade, foco principal desta Administração.

·   Execução de novos tablados em área da plateia substituindo peças danificadas e/ou comprometidas; reforma de cadeiras danificadas na área da plateia;

·   Substituição do antigo carpete com instalação de piso vinílico na área de circulação dos desembargadores; porcelanato na área central e granito nos degraus e no púlpito, além da troca do antigo carpete na área da plateia e na sala técnica de som e vídeo. Como são materiais de fácil limpeza e manutenção são adequados para minimizar a proliferação de agentes causadores de doenças, em especial as de origem respiratória;

 

Os serviços foram executados preservando-se a integridade física dos colaboradores envolvidos tendo sido adotadas medidas restritivas em consonância às normas e diretrizes preconizadas pelos diversos órgãos governamentais de Saúde Pública, sob supervisão constante de engenheiros de segurança do trabalho, tais como uso de EPIs; higienização constante dos equipamentos e ferramentas de trabalho, redução do quadro funcional e revisão da metodologia de execução dos serviços.

- Essa pequena obra foi feita não por questão estética, mas por questão de saúde. O antigo carpete estava totalmente insalubre, e nós, desembargadores e servidores que atuamos no Órgão Especial, ficamos de cinco a seis horas, às vezes mais, fechados aqui julgando processos. O carpete foi retirado e colocado um piso para facilitar a higienização – explicou o presidente do TJRJ  convidando o desembargador Marcelo Anátocles para descerrar a placa junto com ele.

Também participaram da cerimônia os juízes auxiliares da Presidência Eunice Haddad, Afonso Henrique e Leandro Loyola.

SD/MB

Fotos: Luiz Henrique Vincent