Autofit Section
Portal do Conhecimento: ferramenta de apoio às pesquisas jurisdicionais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/01/2021 19:14

No ano em que magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tiveram que se reinventar e se adaptar às mudanças impostas pela pandemia, o Portal do Conhecimento do TJRJ se tornou uma importante ferramenta de apoio para a atividade jurisdicional.  

Com cerca de 5 milhões de acessos em 2020, o Portal do Conhecimento reúne jurisprudência, legislação, doutrina e memória institucional. Somente em relação à Covid-19, foram disponibilizadas 621 normas, 531 ações coletivas e publicadas 10 edições do “Boletim Especial Covid-19”. 

Também foram publicadas 9.572 peças processuais e ementas, 3.702 ações coletivas, 193 comunicados sobre calendário de feriados locais e suspensão de prazos, 401 sentenças e 134 ações de inconstitucionalidade, sendo 112 do TJRJ e 22 do STF. Além disso, na seção “Em Destaque” foram publicadas 186 matérias, entre notícias e textos dedicados aos mais diversos temas; e, em “Publicações”, 219 “Boletins SEDIF”, 72 monografias, três cartilhas e uma edição da Revista Jurídica. 

O Portal do Conhecimento é atualizado diariamente pela equipe do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO) para apoiar o processo de tomada de decisões judiciais e administrativas, além de estreitar a comunicação com o público em  geral. Seu acesso acontece de forma rápida e responsiva e está disponível também para visualização em dispositivos móveis. 

Espaço colaborativo 

Em breve, o Portal do Conhecimento terá um espaço colaborativo onde serão publicadas boas práticas, vídeos e jogos interativos sobre o Poder Judiciário para que os usuários possam acessar e compartilhar informações de forma dinâmica.

Para acessar o Portal do Conhecimento clique em: /web/portal-conhecimento/