Autofit Section
“Nada pode ser mais compensador para um professor do que assistir ao êxito de seus alunos”, diz desembargador Jessé Torres em homenagem na Emerj
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/03/2021 12:08

 

Carioca da Tijuca, eterno enamorado da cidade do Rio de Janeiro e apaixonado por seu time do coração, o Flamengo, o desembargador e professor Jessé Torres Pereira Junior foi homenageado na manhã da última sexta-feira, dia 12, em evento virtual da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) via Zoom e YouTube. A confraternização reuniu magistrados e operadores do Direito que trabalharam juntos, se espelharam e foram alunos do magistrado.  

Emocionado, o desembargador Jessé Torres, que se aposentará na próxima terça-feira, dia 16, comentou: “Meus alunos, hoje colegas da magistratura e de tantas outras áreas do Direito, me orgulham muito, pois vejo que servi na escolha das carreiras que vieram a desenvolver. Nada pode ser mais compensador para um professor do que assistir ao êxito de seus alunos. Nada. É reconfortante para o espírito ver que um ex-aluno seu desenvolveu e obteve vitórias na vida, aplicando um ‘cadinho’ do que você se esforçou para ensiná-lo. Nada é mais recompensador”. 

A homenagem foi uma iniciativa do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, em conjunto com o Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, ambos da Emerj. Participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira , a diretora-geral da Emerj e presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, a presidente do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa, desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo; a advogada Thaís Marçal, membro do Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa; o desembargador Carlos Raymundo Cardoso; a juíza Andréa Pachá, e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Amaral Garcia. 

“Tenho uma estima, admiração e carinho permanentes pelo desembargador Jessé, que sempre se mostrou na magistratura com honradez e um comportamento que enobrece a magistratura. A vida do magistrado é de muita alegria quando passa no concurso e, depois, quando ganha promoção e dá passos na carreira. É sempre motivo de esperança. Hoje, a alegria é por olhar para trás e ver a beleza da carreira, de saber que fez o dever que deveria ser feito, executado com toda a honra e altíssima qualidade. Esse é o grande exemplo que o desembargador Jessé nos deixa”, afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Henrique de Andrade Figueira. 

 “Assim como outros, não tive a oportunidade de trabalhar próxima ao Jessé, mas quero dizer que, quando entramos na magistratura, precisamos de um guru, principalmente quando estudamos temáticas que não dominamos muito. Quando pensamos em fazer essa homenagem, busquei na minha biblioteca as várias gravações que eu tinha das suas palestras, a que eu assistia, não só na Emerj, e fiquei perplexa com a quantidade assombrosa. Nós agradecemos muito, Jessé”, comentou a diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia. 

“Grande professor, magistrado e escritor. Ele sabe do nosso carinho e do grande reconhecimento de todo o trabalho realizado. Como ele é muito querido, continuará no Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa como vice-presidente. Além disso, estamos preparando um seminário de Direito Administrativo em homenagem ao desembargador, no dia 12 de novembro, com lançamento também de um livro em sua homenagem”, disse a desembargadora Inês da Trindade.

“Pessoalmente, o professor Jessé é uma das pessoas que mais admiro na academia e na vida pessoal. Um exemplo a ser seguido, uma inspiração que nos conduz a caminhar para frente mesmo em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo. Jessé nos faz acreditar que a esperança é um norte com que deve sempre conduzir nossas vidas. Acredito que falo em nome de todos os alunos que já passaram por sua sala de aula e agora na sua tela do computador: obrigada. Tenho certeza de que esse momento é muito enriquecedor”, declarou a advogada Thaís Marçal. 

“Somos grandes amigos, de longa data. É uma amizade leal, fraterna, querida.  Jessé, meu grande amigo, meu grande abraço e os votos de que você saberá encontrar um caminho maravilhoso e iluminado daqui adiante”, declarou o desembargador Carlos Raymundo Cardoso. 

“O desembargador Jessé foi meu professor e tudo o que sei a respeito de Direito Administrativo foi por causa dele. Sempre me ensinou o que era correto se tratando do tema, me apoiou todas as vezes em que precisei ser firme e rigorosa. O que penso, Jessé, é que professor não se aposenta. Essa aposentadoria é do magistrado”, disse a juíza Andréa Pachá. 

“O professor Jessé – que não consigo chamar de outra forma, por respeito -, tem essa característica de modernidade, de inovação, de pensar diferente. Ele nunca recuou em romper paradigmas. Antes da pandemia, ele já falava sobre o sistema de rodízio em gabinetes, que o futuro era esse modo híbrido. Jessé sempre pensou à frente de seu tempo”, comentou o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Amaral Garcia. 

 O homenageado 

Com quase 37 anos de magistratura e 40 de magistério, Jessé Torres Pereira Junior foi membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Também foi juiz auxiliar da Corregedoria e da Presidência do TJRJ, além de presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade e coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola de Administração Judiciária. Em 2001, tornou-se desembargador, com assento efetivo na 2ª Câmara Cível do Tribunal.  

Á frente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus), do TJRJ, tornou-se uma referência no assunto no âmbito do Judiciário fluminense.  O Tribunal de Justiça do Rio se destaca no contexto nacional pela sua atuação articulada e pela elaboração e execução do plano de logística sustentável de cinco anos (2015-2020), com resultados expressivos, que geraram uma economia de cerca de R$ 30 milhões ao TJRJ.   

Jessé Torres foi jornalista em um dos momentos mais conturbados da história do Brasil, entre 1964 e 1972, atuando em importantes veículos de imprensa. É bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, mestre e doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante sua carreira, também foi advogado, assessor jurídico da Administração Federal e Gestor Público em órgãos da Administração Indireta do Estado do Rio de Janeiro. 

Ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em 1984, atuando na comarca de Petrópolis e na comarca da Capital, onde foi titular da 2ª Vara de Fazenda Pública por quase uma década.  

Jessé Torres é considerado um dos maiores estudiosos brasileiros de Direito Público e a maior referência nacional de Direito Administrativo. Na Emerj, coordena cursos de pós-graduação da Escola de Administração Judiciária (Esaj), além de ser professor e conferencista emérito. 

Para assistir à transmissão do webinário de homenagem, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4YyE3VKJXzE