Autofit Section
Busca por conscientização da sustentabilidade é o maior desafio, avalia novo presidente de comissão
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/03/2021 14:36

A busca permanente pela conscientização das pessoas em geral e, em particular, do gestor público sobre a importância de um meio ambiente equilibrado para o futuro da humanidade. Este é o maior desafio a ser enfrentado à frente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus) na opinião do seu novo presidente, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, que assume a partir desta quarta-feira (17/3), em decorrência da aposentadoria do desembargador Jessé Torres, que exercia a função. 

O desembargador busca ser sustentável em sua rotina e reforça que todos – magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e usuários dos fóruns em geral – podem colaborar para um Judiciário fluminense melhor. 

“Consciente da importância de um meio ambiente equilibrado, procuro pautar minhas ações no sentido de preservá-lo, quer na vida pessoal quer na profissional. Ações simples, tais como, não desperdiçar água e papel; reduzir o consumo de energia elétrica e procurar jogar o lixo nos recipientes indicados para a sua natureza, já serão de grande valia”, afirma.  

O magistrado destaca o bom trabalho que vem sendo realizado pela Cosus, classificando-o como “magnífico, com resultados expressivos”.  

“A Comissão elaborou o Plano Quinquenal de Logística Sustentável (PLS- PJ), de acordo com o previsto na Resolução 201/15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), documento que serve de base para a gestão do tribunal, no seu objetivo de alcançar metas de sustentabilidade”, complementou, citando a iniciativa que, de 2015 a 2020, gerou uma economia de cerca de R$ 30 milhões aos cofres públicos.   

Em atividade desde 2013, a Cosus é um órgão de assessoria à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro responsável por propor diretrizes de política judiciária de sustentabilidade, em alinhamento aos objetivos traçados pelo CNJ. 

Perfil 

Magistrado do Tribunal de Justiça do Rio desde 1990, Heleno Ribeiro Nunes tornou-se desembargador em 2008, é integrante da 5ª Câmara Cível, participou da Comissão de Regimento Interno e foi presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) por duas gestões, além de presidente da Comissão do LIII Concurso Público para Outorga das Delegações das Atividades Notariais e/ou Registrais do Estado do Rio de Janeiro. Anteriormente, foi aprovado no concurso para ingresso no Ministério Público de Minas Gerais em 1987 e atuou como promotor de Justiça no Estado do Rio de dezembro de 1987 a junho de 1990.  

SP/MB