Autofit Section
Museu da Justiça estreia Humanitas, novo programa de palestras e debates
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/06/2021 16:44

 

O Museu da Justiça estreia, na próxima quarta-feira (16/6), o programa Humanitas - Ciclos de Palestras, Debates e Diálogos. O intuito, além de ampliar e aprofundar as interações já existentes entre os saberes do Direito e os da Literatura, é o de estabelecer outros vínculos entre a esfera jurídica, incluindo os mais diversos operadores do Direito e usuários do Poder Judiciário, com as demais Humanidades (Filosofia, Sociologia, Psicologia, História etc.), as Ciências e as Artes, em suas variadas manifestações, sempre a partir da tematização das mais urgentes questões com as quais se defronta a sociedade brasileira contemporânea.

O primeiro encontro, intitulado “Fronteiras da linguagem, fronteiras do universo”, terá como tema aquilo que nos define: a linguagem humana - sua ética e estética. Na ocasião, o escritor e pesquisador Marcelo Moraes fará uma palestra sobre essa questão, ao explorar perspectivas do filósofo da linguagem Ludwig Wittgenstein, segundo as quais as fronteiras de nossa linguagem são as mesmas que delimitam nossa apreensão do universo.

A mediação do evento será feita pelo poeta W. B. Lemos, doutor em Literatura Comparada e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Para saber como participar, acesse: http://ccmj.tjrj.jus.br