Autofit Section
CCMJ teve programação especial durante a 17ª Semana Nacional de Museus
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 23/05/2019 15:30

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) fez parte da rede de espaços culturais que participaram da 17ª Semana Nacional de Museus, de 13 a 18 de maio, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” foi o tema debatido esse ano.

 

Para a Semana de Museus, o CCMJ realizou uma programação especial nos Antigos Palácios da Justiça do Rio e de Niterói: exposições, visitas mediadas, concerto, curso livre, visitas orientadas e visita técnica, com a participação de mais de 400 pessoas. De segunda a sábado, foram oferecidas diversas atividades: visita mediada “Da Pedra ao Palácio”; a visita técnica “Acervos Conectados”; a visita orientada “Juristur”; o curso livre de pintura “Fazendo Arte”, sob a orientação da artista plástica Isabela Francisco; o concerto do programa “Música no Palácio”, sob curadoria da Escola de Música da UFRJ, com a apresentação de Renata Vianna (voz), acompanhada por Silas Barbosa (piano); a exposição “Mulheres, a Hora e a Voz - Direitos, Conquistas e Desafios”, com visitas mediadas pelo Educativo do CCMJ; e a exposição “Da Resistência à Liberdade - Mostra de Documentos Judiciais”, dentre outros.

 

O CCMJ reúne as atividades museológicas e culturais promovidas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Sua missão é preservar e difundir a memória do Judiciário, além de cultivar e disseminar, por meio da cultura e da arte, valores da Justiça, contribuindo com a pacificação social. A programação da Agenda Cultural do PJERJ, realizada pelo CCMJ e desenvolvida desde janeiro de 2011, é gratuita e aberta ao público em geral, e tem como objetivo principal fomentar a aliança saudável entre o Judiciário e a sociedade, enriquecendo e ampliando a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro como polo promotor de transformação social.

 

 

Galeria de Imagens