A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis deu início às atividades do "Projeto Cuidar", que visa minimizar os impactos decorrentes do esforço físico e mental dos profissionais que atuam nas instituições de longa permanência para idosos. O projeto busca evitar que esses profissionais sejam inseridos em um quadro de vulnerabilidade à doença, que venha a afetar diretamente a qualidade de vida dos idosos residentes e que dependem dos seus cuidados.
A juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves fez a apresentação da iniciativa para os representantes das universidades Fundação Educacional Serra dos Órgãos e Estácio de Sá, localizadas na cidade serrana. Ela ressaltou a importância de levar para o meio acadêmico temas relacionados ao envelhecimento. De acordo com a magistrada, o "Projeto Cuidar" quer despertar nos estudantes de ensino superior interesse por atuar nessa área ou realizar pesquisas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população idosa.
“A proposta foi recebida com entusiasmo por todos e os próximos passos para a implantação do projeto já foram acertados”, contou a magistrada.
PC/MB