Autofit Section
Autofit Section

 
Museu da Justiça recebe representantes do TRE e da ALERJ para articulação de parcerias institucionais

O Museu da Justiça recebeu, nesta terça (03) e quinta-feira (05), representantes das áreas de cultura e memória do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em encontros voltados à formação de parcerias institucionais relacionadas às comemorações dos centenários dos edifícios históricos ocupados por essas instituições. Na terça-feira, esteve presente o chefe da Seção de Gestão da Informação do TRE-RJ, Rodrigo Japiassu e, na quinta-feira, Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da ALERJ, acompanhada de Giovanna Pampolini e Vitória Mello, integrantes da equipe educativa da Assembleia.

As visitas integram as articulações do projeto Circuito Centenário do Distrito Federal, que tem como objetivo celebrar edifícios históricos da cidade do Rio de Janeiro que estejam completando centenário em 2026.

 
Equipe do Museu da Justiça visita "Michelangelo:O Mestre da Capela Sistina"

Parte da equipe do Museu da Justiça, capitaneada pela diretora Siléa Macieira, visitou a exposição "Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina", no Centro Cultural dos Correios, na tarde desta quarta-feira (04). A iniciativa se deu como parte de estreitas as relações entre o Museu da Justiça e outros centros culturais e educativos cariocas, e contou também com encontro com Bernardo Arribada, chefe do setor cultural do Centro Cultural dos Correios.

 
Ex-jurada relembra desafios e emoções vividas no Antigo Palácio da Justiça durante visita mediada com a Associação dos Participantes da Braslight (APB)

Uma ex-participante do Tribunal do Júri retornou ao Museu da Justiça como visitante em visita mediada relembrou momentos marcantes de sua experiência como jurada em diferentes casos julgados. Segundo ela, a responsabilidade emocional envolvida e as longas jornadas no local, que incluíam até dormir por vários dias dentro do prédio, tornavam o processo ainda mais intenso. Participou de casos conhecidos, como o do jornalista Tim Lopes, em que passou duas noites no prédio.

Apesar das dificuldades, a participante afirma que a vivência também lhe proporcionou encontros positivos. “Conheci muitas pessoas boas em meio a todos esses acontecimentos sérios”, relatou.

Entre os casos que mais a impactaram, ela destacou o julgamento envolvendo uma jovem do Morro do Salgueiro. “Participei de vários casos, mas teve um que me marcou muito: o de uma menina do Morro do Salgueiro que foi torturada porque não quis ter relações com um traficante e acabou sendo morta. Mostraram muitas fotos, foi um caso muito triste. Mas fiquei aliviada quando deu 7 a 0”, contou.

Aex-jurada descreveu a sensação de retorno como um alívio. “A gente nem olhava os detalhes, nem as estátuas, nada. E eu sempre quis tirar uma foto aqui, mas não podia.” Acrescentando ainda uma recomendação para que outras pessoas realizem a visita mediada.

 

Texto: Mauro
Fotos: João Vitor

Autofit Section

Fotos