- Museu da Justiça
- Palácios
Antigos Palácios da Justiça
Palácios
Os antigos Palácios da Justiça do Rio de Janeiro e de Niterói, por várias décadas, sediaram julgamentos e fatos relevantes da justiça brasileira e fluminense. Hoje, restaurados, constituem parte importante do patrimônio histórico do Poder Judiciário estadual. Seus espaços de preservação, formados por tribunas e salões, estão abertos à visitação pública. No interior e fachadas de cada edifício, o visitante pode apreciar a beleza de sua arquitetura, mobiliário e elementos decorativos; além de conhecer a história do Direito e da Justiça no Brasil, participando de atividades culturais e educativas promovidas pelo Museu da Justiça.
Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro
No centro histórico do Rio de Janeiro, encontra-se o Antigo Palácio da Justiça, inaugurado em 1926 para ser a sede da Corte de Apelação do então Distrito Federal e de outros órgãos da justiça local. O palácio abrigou, por mais de setenta anos, diferentes tribunais até a última sessão do Tribunal de Alçada Criminal, em 18 de fevereiro de 1998.
Clique neste link para saber mais sobre o Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro.
Antigo Palácio da Justiça de Niterói
Construído para sediar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro e o Fórum da comarca de Niterói, o Palácio sediou a Corte daquele estado de 1920 até 1975, ano em que se deu a fusão com o Estado da Guanabara. Em 2009, foram realizadas as últimas sessões do tribunal do júri e, no ano seguinte, o prédio foi submetido a obras de reforma e restauração.
Clique neste link para saber mais sobre o Antigo Palácio da Justiça de Niterói.