Autofit Section
Dia Mundial da Saúde Mental : Necessário Aumentar a Consciência e Mobilizar Esforços de Apoio aos Portadores
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 08/10/2021 16:24

Ao apagar das luzes do século XX, uma série americana tratou de um assunto que, passados mais de 20 anos, continua a assolar nossa sociedade: o estigma da pessoa que apresenta transtorno mental1. Seu personagem central, o chefe da máfia local, sofre de síndrome do pânico e depressão. Logo no primeiro episódio, em uma consulta com sua psiquiatra, o personagem coloca em sua fala a demonstração do estigma de que um homem forte e poderoso como ele não poderia precisar de tratamento psiquiátrico:

Deixe-me te dizer uma coisa. Hoje em dia, todo mundo tem que ir para psiquiatras, e orientadores, e falar com “Sally Jessy Raphael” 2 e falar sobre seus problemas. O que aconteceu com Gary Cooper? O tipo forte e silencioso [...] (grifo próprio)3

Ao referir-se ao tipo masculino forte e silencioso, que não precisa de apoio externo, em especial de um profissional de saúde mental, o protagonista desvela seu medo de ser visto como fraco. Essa percepção faz com que, durante a trama, ele esconda a terapia, permitindo que apenas seu núcleo familiar tome conhecimento.

O que se apresenta é o chamado autoestigma, ou seja, a incorporação inconsciente de uma crença sustentada na sociedade, pela qual as pessoas que apresentam a condição estigmatizada são inferiorizadas4. O estigma faz com que muitos deixem de buscar ajuda ou não permaneçam em seus tratamentos de saúde mental, a fim de evitar serem rotuladas como doentes mentais e todas as consequências que isso possa acarretar5.

Intrigante notar que, cotidianamente, recebemos informações sobre os mais diversos tipos de doença, mas, apesar do impacto que causa na sociedade, as doenças mentais não são assim tão difundidas6, o que contribui para a manutenção do estigma. Diante disso, é que a data de 10 de outubro torna-se tão relevante.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental, a fim de ampliar a consciência acerca do tema e mobilizar esforços para apoiar a saúde mental. Mas o que podemos fazer como indivíduos para atingir tal objetivo?

O fundamental é compreendermos que, tal qual acontece com as doenças físicas, também estamos suscetíveis às doenças mentais e, como enunciado na canção “Ciranda da Bailarina”7:

Procurando bem / Todo mundo tem pereba /Marca de bexiga ou vacina /E tem piriri /Tem lombriga, tem ameba/ Só a bailarina que não tem [...]

Sala sem mobília / Goteira na vasilha / Problema na família quem não tem?

Para saber mais sobre o tema acesse Palestra e ações marcam setembro amarelo no TJRJ

Referências

  1. ADORO CINEMA. Família Soprano. HBO. Disponível em https://www.adorocinema.com/series/serie-75/video-19564575/
  2. IMDB. Sally Jessy Raphael TV Series. Disponível em https://www.imdb.com/title/tt0088598/
  3. ICHI.PRO. O que aconteceu com Gary Cooper, o tipo forte e silencioso? Disponível em https://ichi.pro/pt/o-que-aconteceu-com-gary-cooper-o-tipo-forte-e-silencioso-69996355534580.
  4. CORRIGAN, P.W. (2004). c. The American psychologist, 59 7, 614-625.
  5. PRADO, Alessandra Lemes. BRESSAN, Rodrigo Affonseca O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. Rev. Psicopedagogia 2016; 33 (100): 103-9.
  6. FERREIRA, Marcela dos Santos. CARVALHO, Maria Cecília de Araújo. Estigma associado ao transtorno mental: uma breve reflexão sobre suas consequências. RIES, ISSN 2238-832X, Caçador, v.6, nº 2, p. 192-201, 2017.
  7. LETRAS. LOBO, Eduardo de Góes. HOLANDA, Francisco Buarque. Ciranda da    Bailarina. Disponível em https://www.letras.mus.br/chico-buarque/85948/.

HA/CHC

 

Galeria de Imagens