Autofit Section
Primeira edição da campanha de doação de sangue em 2026 será dia 3 de fevereiro
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 23/01/2026 15h59

Primeira edição da campanha de doação de sangue em 2026 será dia 3 de fevereiro

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e é nesse contexto que, no próximo dia 3 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Hemorio, promove a campanha “Doe Sangue”, a primeira de 2026.

A ação planejada pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ será realizada no Salão dos Magistrados da Biblioteca TJRJ/Emerj, no térreo da Lâmina III do Fórum Central, na rua Dom Manuel n° 37, das 11h às 16h. A campanha incentiva a participação de magistrados (as), servidores (as) e colaboradores (as), mas é aberta ao público.

De acordo com o Hemorio, a doação de sangue é segura, já que o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Quem doa uma vez não é obrigado a doar novamente, mas o procedimento pode ocorrer mais de uma vez no ano. Homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano.

O que é preciso para doar

Para doar sangue, é necessário apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. As mulheres não podem estar grávidas ou amamentando. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados do responsável legal ou levar o formulário de autorização assinado pelo mesmo.

A campanha é aberta à população, com ênfase na conscientização da importância da doação para a saúde da comunidade.

 

DM/ASCOM