Autofit Section
Autofit Section

Museu da Justiça promove Museu é Arte com Siléa Macieira

O Museu da Justiça de Niterói realizou mais uma edição do projeto Museu é Arte, uma série de entrevistas mensais que, de forma híbrida, promove reflexões sobre a arte contemporânea, a cultura brasileira e os avanços técnicos na história da arte.

No último encontro do ano, o projeto recebeu Siléa Macieira, escritora, poeta, dançarina e diretora do Museu da Justiça, para uma conversa sobre sua trajetória artística até sua formação em Direito.

Durante o encontro, Siléa destacou que, ao mudar de carreira e se tornar servidora pública, encontrou no Museu da Justiça um espaço para unir suas paixões. Foi nesse contexto institucional que teve a oportunidade de expressar sua veia artística e trabalhar com pessoas que compartilham o mesmo entusiasmo pelas artes.

A diretora também falou sobre sua carreira como escritora e anunciou que seu próximo lançamento será um livro de poesias voltado ao público infantojuvenil.

A obra é composta por uma série de poesias que Siléa costumava contar para suas sobrinhas durante a pandemia. "Essas poesias nasceram de momentos especiais com minhas sobrinhas. Eu mandava áudios contando histórias em forma de poesias. Como não podíamos nos ver presencialmente, essa foi a forma de me manter conectada com elas", afirmou a escritora.

Ao longo do biênio 2023-2024, o projeto Museu é Arte se consolidou como um importante ponto de encontro, onde profissionais de diversas áreas artísticas tem a oportunidade de compartilhar experiências com o público. Nesse sentido, o Museu da Justiça reforça seu compromisso com a preservação da memória do Judiciário, assim como com a disseminação do conhecimento e da cultura.

 

Museu da Justiça de Niterói sedia o Projeto Música no Museu

O Museu da Justiça de Niterói sediou pela primeira vez o Projeto Música no Museu, uma série de concertos gratuitos com o objetivo de promover apresentações musicais em um espaço de preservação da memória do judiciário.

Em sua primeira edição, o Projeto recebeu o Coral Rio em Canto, um grupo musical formado há 20 anos por funcionários do ex-Banerj e, atualmente, regido pela maestrina Lulu Antunes. Sob sua direção, o coral se apresentou em renomados espaços culturais, como a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Parque e o Museu Conde de Linhares, levando ao público repertórios da música popular brasileira.

“É a primeira vez que estamos aqui, e a experiência tem sido incrível. O espaço é deslumbrante, com um charme histórico, e a acústica é excepcional. A atmosfera é única, assim como o público, que nos traz uma energia diferente. Como estamos a trabalho, teremos a oportunidade de explorar o museu mais a fundo e conhecer melhor seus diversos ambientes”, destacou a maestrina Lulu Antunes.

Com projetos como este, o Museu da Justiça de Niterói fortalece seu papel como um espaço de democratização da cultura e da arte por meio da música.

 

Museu da Justiça sedia lançamento do livro “O que mudou em 100 anos de história da assistência e proteção às infâncias no Brasil?”

O Museu da Justiça promoveu o lançamento do livro “O que mudou em 100 anos de história da assistência e proteção às infâncias no Brasil?”, uma obra que contextualiza como as políticas de assistência e proteção à infância e juventude foram desenvolvidas, desde a década de 1920, na primeira fase da República brasileira, até 2023, ano em que se celebra o centenário da instituição do primeiro Juizado de Menores, em 1923.

O evento de lançamento foi marcado por uma mesa de debate composta pelos organizadores da obra. Participaram da mesa: Dra. Erika Piedade da Silva Santos, psicóloga do TJRJ desde 1999, atualmente lotada na 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso do Rio de Janeiro; Dra. Eliana Olinda Alves, psicóloga do TJRJ, lotada na Coordenadoria da Infância; Dr. Lindomar Expedito Silva Darós, psicólogo do quadro do TJRJ desde 1999, lotado na VIJI de São Gonçalo-RJ; Dr. Rick J. Santos, professor titular de Literatura e Língua Inglesa, com vínculos aos Programas de Direitos Humanos e de Estudos Latino-Americanos na State University of New York at Nassau.

Fotos: Diego Antunes
Texto: Amanda Guida

Autofit Section

Fotos