- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2024
- 29/08/2024 - Vamos Falar Sobre Isso?
Parcerias do Museu: Vamos Falar Sobre Isso?
O Museu da Justiça, em parceria com o Museu do Amanhã e a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do município do Rio de Janeiro, promoveu no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 15h, a 41ª edição do projeto Vamos Falar Sobre isso?. O evento ocorrerá na Sala Multiuso e abordará, através do macrotema ‘Emergências Climáticas’, o conceito de Governança Global e Tragédias Climáticas no contexto fluminense.
Tratando de temas pertinentes ao grande público, situações observadas no dia-a-dia, questões trazidas pelos colaboradores e participantes, o Vamos Falar Sobre Isso? convida o público a explorar novas possibilidades de pensamento a respeito dos conteúdos abordados e a compartilhar suas experiências trazendo à tona problemas em comum que, frequentemente, são deixados de lado na sociedade.
O evento contou com a presença de três focalizadores, a fim de facilitar a dinâmica e estimular o debate junto ao público presente. São eles: Luiz Felipe Fleury Correa, Analista Judiciário e Diretor do Departamento de Sustentabilidade (DESUS) do TJRJ; Mariana Galdino, co-fundadora e Analista de Advocacy do Instituto Decodifica (antigo Labjaca), graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também constrói a coalização "O Clima é de Mudança", uma iniciativa que propõe o debate sobre a pauta climática e ambiental nas periferias do Brasil, e representa a coalização no Grupo de Trabalho de Clima da Frente Parlamentar Ambientalista; e Paulo Silva, cineasta e roteirista desde 2003. É cria da comunidade da Cidade de Deus, fez 8 curtas e 2 longas metragens, seu curta-metragem 7 Minutos ganhou vários prêmios, entre eles, Melhor Curta metragem do Festival Internacional do Rio. Trabalhou na Rede Globo como consultor na novela Malhação. Atualmente trabalha no projeto Oficina Doc que leva cursos de audiovisual em comunidades do Estado do Rio de Janeiro.
Fotos: Diego Antunes