- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 11 de abril
Museu da Justiça realiza Oficina de Grafismos Indígenas
O Educativo do Museu da Justiça realizou, na manhã desta sexta-feira (11), a 3ª edição da Oficina de Grafismos Indígenas. Durante a atividade, alunos do 3º ano da Escola Municipal Darcy Vargas foram apresentados a cultura da etnia indígena Wajãpi, com foco na arte Kusiwa, e incentivados a experimentar de forma lúdica com elementos gráficos e expressão corporal. O fio condutor da oficina foi o mito da “Grande Cobra”, cujas representações são muito importantes para a cosmovisão dos Wajãpi.
As crianças acompanharam a oficina com curiosidade e entusiasmo que, segundo a professora Natália Marques, é fundamental para a dinâmica de ensino-aprendizagem. “A visitação de espaços museais proporciona novos aprendizados, tanto pelo local em si quanto pelos profissionais que nele trabalham. Isso dá maior flexibilidade que manter os alunos só na sala de aula, e mais flexibilidade também”, pontuou.
Museu da Justiça recebe grupo de estudantes da UFF
O Museu da Justiça recebeu nesta sexta-feira (11), um grupo de 20 estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), dos cursos de Arquivologia, Direito, Segurança Pública e Produção Cultural. Sob a tutela do professor Delton Ricardo Soares Meirelles e mediação dos museólogos Ingrid Ribeiro e Leandro Pontes, o grupo percorreu os salões históricos do Museu da Justiça e conheceu as exposições em cartaz, em uma visita que proporcionou reflexões sobre a preservação da memória, a história da Justiça e a importância do patrimônio cultural no contexto acadêmico e social.
Texto: MM
Fotos: DA / TC / DB