- Museu da Justiça
- Aconteceu no Museu
- 2025
- Aconteceu no Museu: 9 a 12 de dezembro
Coral SISEJUFE se apresenta no Música no Museu
Regido pelo maestro Eduardo Feijó, formado em música pela Unirio e em regência pela Proarte, o Coral SISEJUFE esteve no Museu da Justiça nesta quinta-feira para mais uma edição do Música no Museu. O conjunto, formado por servidores de vários órgãos da Justiça Federal, atua desde 2014 e apresentou repertório que variou entre clássicas canções natalinas e outras da música popular brasileira.
O Música no Museu, com curadoria de Sérgio da Costa e Silva, celebra este ano 28 anos, oferecendo séries temáticas de concertos gratuitos, que buscam privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época. Seus concertos são realizados em espaços de memória, promovendo a ressignificação de espaços museais e históricos, contemplando da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros.
Troca de Livros recebe o escritor Mikael Selva no Museu da Justiça de Niterói
O Museu da Justiça de Niterói recebeu, na tarde desta terça-feira (09), o escritor, poeta e jornalista Mikael Selva. Natural de Mossoró (RN), Selva é autor de "Último Refrão" e "Eu Já Falei de Coração Algumas Vezes", obras em que atravessou corpo, natureza e território ao criar narrativas de pertencimento e resistência. Ele também atuou como repórter e roteirista em produções audiovisuais e digitais.
No encontro promovido para o programa Troca de Livros, Mikael Selva dialogou com o público sobre processos criativos, afetos e o papel da palavra na construção de memória e identidades.
Houve ainda, na ocasião, a troca de livros, atividade que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. os visitantes puderam trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.
Museu da Justiça recebe professores da USP em visita à exposição em homenagem a Joel Rufino
O Museu da Justiça recebeu, nesta quinta-feira (11/12), um grupo de professoras que participou do evento “Tribunais do Júri no Brasil e na França: Uma Comparação Antropológica”, promovido pelo Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da EMERJ. A atividade, idealizada pelo desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, reuniu docentes e integrantes da mesa de debates, que, após o encontro, realizaram uma visita à exposição “Entre Histórias e Utopias: o legado de Joel Rufino”, conhecendo mais sobre a trajetória e o pensamento do intelectual homenageado.
Museu da Justiça encerra temporada do Recitais Unirio com apresentações de jovens músicos
O Museu da Justiça recebeu, nesta sexta-feira (12), a edição de encerramento do Recitais Unirio. Nela, alunos de música da Unirio junto do Quarteto de Cordas da Escola de Música da Rocinha apresentaram repertório diverso com músicas como "Carinhoso", de Pixinguinha, "Consolação/Berimbau" de Baden Powell e "Balada nº1 em Sol Menor" de Chopin. O “Recitais Unirio” é um projeto de cultura da escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem como missão aproximar o público da música de concerto, promovendo apresentações didáticas em espaços culturais e escolas públicas da cidade.
Texto: Mauro Machado
Fotos: João Vitor














