- Museu da Justiça
- Exposições
- O Vale da Escravidão
O Vale da Escravidão
Sobre a Exposição
No próximo dia 29 de maio, será inaugurada no Museu da Justiça do Rio de Janeiro a exposição “O Vale da Escravidão”, fruto do projeto “Arquivos Judiciais da Escravidão no Vale do Paraíba Fluminense”, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Ministério Público Federal (MPF).
A partir de processos judiciais, mapas e plantas cartográficas, a exposição retrata as relações sociais nas fazendas cafeeiras da região, um dos principais polos da economia escravagista brasileira no século XIX. Mais do que um debate histórico, a mostra propõe uma reflexão profunda sobre os impactos duradouros da escravidão na sociedade brasileira e na formação do Estado nacional.
Por meio de documentos restaurados, os visitantes terão acesso a histórias e personagens silenciados pela narrativa oficial, mas registrados nos autos de processos judiciais que resistiram ao tempo. “O Vale da Escravidão” reafirma o papel do Museu da Justiça como espaço de memória, pesquisa e educação, convidando o público a refletir sobre as raízes das desigualdades sociais que ainda persistem no Brasil.
Serviço
Exposição Democracia na Balança
De segunda a sexta, das 11 às 17h
Edifício Des. Caetano Pinto de Miranda Montenegro
Rua Dom Manuel, 29, 3º andar – Centro, Rio de Janeiro
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca
Realização: TJRJ | SGCON | MUSEU