Publicador de conteúdo web

Publicador de conteúdo web

I Fórum Nacional de Acessbilidade e Inclusão

Publicador de conteúdo web

Sensibilização Frente à Deficiência

Publicador de conteúdo web

84ª Reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos

Publicador de conteúdo web

Encontro Nacional de Cidadania Corporativa e responsabilidade Social:

Publicador de conteúdo web

Divulgação de Eventos

Acessibilidade nos Transportes Urbanos - Fórum Permanente de Direito da Cidade - 17/04/2017 - EMERJ
Contratação de recepcionistas com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

A Diretoria-Geral de Logística deste Tribunal de Justiça, em atendimento à solicitação da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Acessibilidade (COCIP), realizou através de Processo Administrativo a contratação de recepcionistas com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), cujo objetivo é atender aos deficientes auditivos. Estas profissionais estão distribuídas pelos prédios do Complexo Judiciário, sendo 02 (duas) no Anexo Cidade Nova, 03 (três) na Lâmina I, 02 (duas) na Lâmina II, e, ainda 01 (uma) na Corregedoria Geral da Justiça, localizada no 8º andar do Fórum Central.

Seminário - "Rio - Cidade Acessível a Todos"

No dia 15 de agosto de 2014 aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o seminário "Rio cidade acessível a todos - Por um Rio diferente porque somos iguais". O evento contou com a participação de diversos especialistas que fizeram palestras em três mesas-redondas. A primeira, às 9h30min, teve como tema "Acessibilidade: legislação e normas técnicas". Em seguida, às 10h30min, o debate foi sobre "Desenho universal como política pública nos grandes eventos: Há legado". Já a mesa que iniciou às 14h debateu "O desenho universal como valor nos projetos urbanos e arquitetônicos". O evento foi organizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro - RJ, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Núcleo Pró-Acesso da UFRJ, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio.

Publicador de conteúdo web

Divulgação de Eventos

Cartilha de Custas de Recursos Excepcionais: deficiência visual e Capacitação em LIBRAS.

A Terceira Vice-Presidência deste Tribunal de Justiça, nos autos do Processo nº 2014-0096213, comunicou ao Excelentíssimo Desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, Presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Acessibilidade - COCIP que está disponível, no seu Setor de Atendimento, a Cartilha de Custas de Recursos Excepcionais, adaptada para pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma parceria com o Instituto Benjamin Constant, que, graciosamente, confeccionou e imprimiu a Cartilha, já tendo sido enviado um exemplar para a Presidência e para a Corregedoria deste Tribunal de Justiça. Ainda, no intuito de continuar promovendo a acessibilidade, informou que será oferecido curso de capacitação para os servidores aprenderem a linguagem brasileira de sinais ("LIBRAS").

A Escola de Administração Judiciária - ESAJ informou, nos autos do Processo nº 2011-0234775, que na programação do 2º semestre, em agosto, será aberta a turma LIB 01/2014, objetivando a capacitação de servidores em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Publicador de conteúdo web

Divulgação de Eventos

Instituto Benjamin Constant (IBC)

Convidada pela Associação de Docentes, bem como pela Direção-Geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), a Servidora Ana Paula Rodrigues Ruas participou do I encontro de Acessibilidade, na qual foi palestrante e abordou temas como: leitores de tela (Jaws, Virtual Vision e NVDA), acessibilidade e usabilidade do iphone para pessoas com deficiência visual. 

O evento aconteceu no dia 8 de dezembro de 2013 e teve a participação de alunos, professores e visitantes do IBC.

Estatuto da Pessoa com Deficiência como Regulamento da Convenção da ONU

Os Servidores Ana Paula Ruas e André Luiz Soares da Costa, Membros da COCIP, representaram a Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Acessibilidade - COCIP do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na qualidade de Membro, no evento sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência como Regulamento da Convenção da ONU, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Evento aconteceu no dia 9 de agosto de 2013, na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio de Janeiro, no Salão da OAB/RJ, localizado na Av. Marechal Câmara, 150 - 9º andar.

Palestra em Florianópolis-SC

O Servidor Marcio Castro de Aguiar, membro da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Acessibilidade do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, COCIP, que também é Chefe do Serviço de Ambientação e Acompanhamento de Pessoas do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, proferiu palestra, no dia 29 de maio de 2013, na cidade de Florianópolis-SC, sobre o tema: " Estratégias e adaptações favoráveis à acessibilidade no ambiente de trabalho para as pessoas com deficiência visual", para Gestores Públicos Estaduais e Municipais que atuam na temática da acessibilidade e nas Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Santa Catarina. A palestra fez parte das atividades preparatórias para o I Seminário Catarinense de Tecnologias Assistivas e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual, que aconteceu em setembro naquela cidade e foi promovido pela Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos e a Associação Catarinense para Integração dos Cegos. Durante o Seminário em setembro, Marcio Aguiar proferiu palestra sobre o tema: "O Mundo do Trabalho e as Políticas Afirmativas", para 200 participantes. Nas duas oportunidades foram abordadas questões ligadas à deficiência visual, as definições legais mais importantes, a importância da acessibilidade como princípio para a Inclusão laboral, políticas afirmativas, além de aspectos referentes à adaptações e desafios que precisam ser superados quando o tema é a inserção no mundo do trabalho de pessoas com deficiência.