Autofit Section

  Linguagem Simples para o Cidadão

 

Linguagem simples Manual da Linguagem Simples

 

Manual da Linguagem Simples >>>

Manual de Linguagem Simples Descritivo >>>

 

 

Manual prático de Linguagem Simples

 

Manual Prático da Linguagem Simples >>>

 

 

 

O IdeaRio desenvolveu o projeto visando a difundir a Linguagem Simples, explicando seus conceitos e objetivos, apresentando ferramentas Que facilitam a comunicação com a população, trazendo dicas de redação e recomendações do que pode ser evitado, bem como exemplos práticos de aplicação da Linguagem Simples em textos jurídicos.

 

 

Dicionário Jurídico

Dicionário Jurídico >>>

Em caso de dúvidas e sugestões entrar em contato com deind.dides@tjrj.jus.br

Acesse o vídeo >>>

 

O Dicionário Jurídico foi pensado para esclarecer, através da linguagem simples, os termos e conceitos jurídicos para pessoas que não possuem familiaridade com as expressões correntemente utilizadas no dia a dia da Justiça. Tem por objetivo desfazer o desconhecimento de uma parcela da sociedade que, por não entender o significado das expressões utilizadas nos Tribunais, o ‘juridiquês’, acaba por se distanciar da busca por seus próprios direitos.  O laboratório está sempre procurando novos verbetes para o Dicionário e ícones para o Vocabulário de Imagens, mantendo-os sempre atualizados.

 

Linguagem simples vocabulário de imagens

 

Vocabulário de Imagens >>>

Vocabulário de Imagens Descritivo >>>

 

 

Projeto desenvolvido sob a abordagem do Visual Law (ou, ‘Direito em Imagens’), que utiliza elementos visuais para representar conceitos e informações jurídicas de forma clara e objetiva, tornando o texto mais compreensível ao cidadão. O ‘Vocabulário de Imagens’ padroniza como fonte única de imagens para todos os projetos do TJRJ que venham a utilizar a técnica do Visual Law.

 

Tirinhas Jurídicas

 

Tirinhas Jurídicas >>>

 

 

 

As Tirinhas Jurídicas foram elaboradas como uma forma de ajudar o cidadão a compreender expressões e conceitos utilizados na Justiça, através de histórias em quadrinhos curtas e esclarecedoras utilizando as ferramentas que constam no Manual da Linguagem Simples do TJRJ.  Buscamos representar ideias e conceitos através de elementos gráfico simples, trazendo apenas traços básicos da figura humana. Assim, não consta, na representação do indivíduo, características físicas tais como gênero, etnia, idade, altura ou traços pessoais

 

Glossário Jurídico na Língua Brasileira de Sinais - STF

 

Glossário Jurídico na Língua Brasileira de Sinais – STF >>>

 

 

 

Campanhas