Autofit Section
Corregedores da Justiça debatem a transformação digital dos Tribunais do Brasil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/11/2021 17:12

A ministra Maria Thereza de Assis Moura (STJ), corregedora nacional de Justiça, abriu a 87º edição do Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (Encoge), que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de São Luís, Maranhão.

O Encontro Nacional reuniu ministros do STJ, magistrados federais e estaduais e especialistas convidados de todo o país. Representando o estado do Rio de Janeiro, o corregedor-geral da Justiça desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o desembargador Luiz Marcio Victor Alves Pereira e o juiz auxiliar da CGJ/TJRJ Luiz Eduardo de Castro Neves.

O tema central foi "Justiça 4.0 - A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”. Os corregedores dos tribunais trocaram experiências relacionadas ao teletrabalho; casamentos comunitários virtuais; cartórios digitais; SREI; Serviços de Apoio Centralizado; Central de Regularização de Vagas; Projeto "Sigma" e Laboratório de Inovação e Núcleos de "Justiça 4.0".

O corregedor-geral da Justiça fluminense, Ricardo Cardozo, compôs uma das mesas de debate, ao lado da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do corregedor-geral da Justiça do Maranhão e presidente do Colégio dos Corregedores (CCOGE), desembargador Paulo Sérgio Velten.

Ricardo Cardozo fez exposição sobre projeto de inteligência artificial, que visa facilitar o trabalho do juiz, mediante a seleção de precedentes e de jurisprudência a serem utilizados quando da prolação da sentença e também do acórdão.  

Na abertura do evento, a ministra Maria Thereza de Assis Moura (STJ), corregedora nacional de Justiça, disse que o Poder Judiciário, atualmente, vive uma “revolução digital” e que a busca da excelência na prestação jurisdicional e dos serviços notariais e de registros constitui uma meta relevante, alinhada aos debates sobre as questões contemporâneas.

 

Fonte: Ascom da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.